x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 2.668

Ninha

Ninha

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2008 | 17:16

Boa tarde pessoal.

O que posso fazer quando um cliente não informa o quanto ele paga de fornecedores n mes e se sua notas de compras entram como a vista? Principalmente se as receitas não cobrem essa despesa? Existe algum percentual sobre a receita que eu possa lançar no livro caixa?
Alguem pode me ajudar?!!!!

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2008 | 18:33

Oi Ninha!

Você aborda um problema com o qual corriqueiramente os contadores se deparam: os dados que seus usuários lhes repassam.

É um problema sério, pois é a partir desses dados que o contador faz o seu trabalho de registrar e formular informações capazes de subsidiar os usuários (sejam os próprios clientes ou até mesmo o fisco).

No seu caso, o conselho que posso te dar é que seja firme com seu cliente. Cobre dele dados fidedignos e que expressem a realidade. Não há como você inventar entradas (vendas/receitas) para ele. Nem caia no erro terrível de "destacar" notas fiscais para ele, uma prática em muitos escritórios de contabilidade e que deverá ser obrigatoriamente banida, conforme o cerco do fisco se fecha, com exigência de discriminação das mercadorias vendidas, da descrição de CNPJ´s e CPF´s etc.

Se não adiantar, volte a entrar em contato. Talvez tenha uma dica que pode lhe ser útil, mas que é só um paliativo para resolver o problema momentaneamente.

Att.
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Ninha

Ninha

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2008 | 09:56

Bom dia Revson,

Obrigado por me responder. Nossa!! Estou quase doida para fazer fechamento dessas empresas, o pior é que não são uma ou duas são várias. Pretendo fazer diferente em 2008. Mas as que estão para traz preciso de ajuda.

Você pode me dar essa dica mesmo sendo um paliativo? Preciso resolver essas firmas.

Desde já te agradeço!!!!

Leonardo do Carmo Pedra

Leonardo do Carmo Pedra

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2008 | 13:39

Olá ninha , espero que essa dica te ajude

Se ele insite em omitir informações um idéia que posso te dar
é:

Lançe as notas dos ultimos 2 meses (se for pra fechar o balanço os meses de novembro e dezembro) como a prazo e as notas anteiores a vista.

Dessa forma vc não evita o prejuizo causado pelas receitas que são inferiores as despesas mas pelo menos o seu saldo de caixa não fica credor:

Vc pode inclusive mandar uma circular para seu cliente assinar dando ciencia do que vc esta fazendo.Certamente ele vai concordar em assinar já que ele é que ta omitindo as informaçãoes

Espero ter ajudado

Obrigado

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

há 17 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2008 | 17:31

Oi Ninha!

Sem dúvida a dica de nosso companheiro Leonardo é válida. Mas tente pelo menos "arrancar" dos seus clientes as datas de pagamento das notas fiscais. Neste caso, aviso a você que a maioria das notas fiscais vêm com campos onde são informados os dados para faturamento, como se o pagamento foi a vista ou parcelado, número de parcelas, valor e data de vencimento. Você pode orientar os seus lançamentos por esses dados.

Caso essa alternativa não seja viável, você pode também lançar um "empréstimo" para a empresa. Mas veja: esse "empréstimo", apesar de fictício, tem que ser embasado em documentação hábil, como por ex. um recibo onde conste todos os dados do mutuante e do mutuário. Aqui, a grande "sacada" é encontrar alguma pessoa física, que aceite em participar desse procedimento, que tenha uma certa condição financeira para tanto e que não esteja obrigada a entregar a DIRPF, pois aí essa "transação" poderia ser detectada pelo fisco.

Você também pode, ao invés do empréstimo, lançar uma doação. Todos as instruções continuam valendo.

Acredito que pelo trabalho que você terá; pelos pagamentos que deverão ser efetuados e lançandos mais tarde e que talvez não resolvam o problema de caixa; pelo fato de envolver outros indivíduos; a primeira alternativa, proposta pelo nosso companheiro Leonardo, seja menos complicada e mais elegante.

Veja se resolve esse problema e nos mantenha informados!

Att.
Revson

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 07:15

Bom dia,

É lamentável que este Fórum sirva inclusive para ensinar "truques", "dicas" e "outras saídas" que pretendem acobertar procedimento ilegais dos sócios de empresas mal orientadas.

Justamente por ser esta prática difundida, é que os clientes não se preocupam em levar suas empresas e os serviços contábeis á sério. Sempre haverá um contador que "dará um jeitinho" e "quebrará o galho" inventando alternativas que com certo orgulho apresentam aos sócios das empresas infratoras.

Neste conceito, melhor contador é o que consegue "dar um jeito" sem perturbar o cliente e sem se preocupar com a responsabilidade solidária sensivelmente aumentada pelo novo Código Civil. Isto porque em detrito do profissionalismo que se deva ter, o que importa nestes casos é "não perder o cliente".

Em se tratando de contabilidade, é inválida a expressão de que o cliente sempre tem razão. Na maioria das vezes não tem, e cabe ao contador orientá-lo de forma acertada uma vez que foi contratado para tanto.

Ninha, faça valer o Contrato de Prestação de Serviços Profissionais Contábeis, onde consta que o cliente é responsável pela entrega de documentos hábeis e idôneos para prossecussão dos serviços contábeis, que você deve ter celebrado com esta empresa. Cobre, por escrito, o compromisso assinado por ele constante do contrato, sob pena de rescindi-lo.

Se o cliente não forneceu os comprovantes de pagamento, a contabilidade não poderá "inventá-los" e os títulos deverão permanecer em aberto (sem o respectivo pagamento) independentemente de na realidade já ter sido quitados.

Vale dizer que a responsabilidade e o risco fiscal são (e devem ser) apenas do cliente que alertado por escrito não cumpriu o disposto no contrato firmado com o escritório contábil. Na ocorrência de fiscalização, a penalidade pela distribuição disfarçada de lucros será incontestável, posto que o cliente foi alertado por escrito e ele não poderá repassar a culpa ao contador.

Se assim não for, havendo penalidade o cliente poderá simplesmente alegar que paga um contador responsável para que ele faça seu serviço de maneira correta e, neste caso, o CRC lhe dará inteira razão.

...

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

há 17 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 08:31

Caro Saulo,

Pelo que parece, nossa amiga Ninha já insistiu e muito em orientar seu(s) cliente(s) - como a maioria dos contadores deve tentar fazer...

...

Leonardo do Carmo Pedra

Leonardo do Carmo Pedra

há 17 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 13:31

Caro Saulo , Nossa amiga pediu uma sugestão paleativa e foi uma sugestão paleativa que eu dei...
Se eu for rescindir o contrato de Prestação de serviços com todos os clientes que omitem informação vou ficar praticamente sem cliente.
Não se trata de ter ou não ter etica e sim de sobriviver ou não num mercado cada vez mais competitivo

Se houver um movimento unido dos contadores do Brasil contra esse tipo de cliente pode ter certeza que serei um dos mais entusiasmados com a iniciativa de tentar virar esse jogo

Mas sinceramente a unica coisa que podemos fazer desunidos é lamentar...

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

há 17 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 17:04

Obrigado pelo elogio e pela visão sensata Leonardo!

Espero que essa primeira experiência no Fórum não o afaste... Por favor, não se assuste porque a maioria está aqui para aprender e compartilhar experiências do cotidiano, bem como para dividir o conhecimento. São raros os "experts"!

Um forte abraço!

Alex Guedes

Alex Guedes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2008 | 16:49

infelizmente tenho que concordar com Saulo e também com o Revson.

somos culpados pois não temos união.

prefiro perder um cliente do que ter dor de cabeça mais tarde.

isso tem acabar.

Roseli Corrêa

Roseli Corrêa

Prata DIVISÃO 1
há 17 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2008 | 17:54

Boa tade a Todos...

Saulo,
No dia18/11 postei a msg abaixo, que até foi comentada por vc...naum se vc se lembra...

Sou estudadante de Ciências Contabeis, embora já seja técnica, e estou querendo abrir um escritório.Gostaria de saber como fazer captação de clientes, sem ferir o código de ética e a nossa classe,praticando preços inferiores ou desmerecendo, mesmo sem ter a intenção, algum colega de profissão, pois acredito na união da nossa classe.
Obrigada

Iniciei uma pesquisa junto aos pequenos e médios empesarios e constatei aquilo que já sabia...nossa classe precisa com urgencia se unir no sentido de melhorar os nossos serviços e melhorar a nossa imagem....não deixar que todos paguem por alguns...
Hoje entrevistei um empresario do ramo farmaceutico e fiquei muito chateada com suas respostas..
Ao perguntar quantas vezes ao ano o seu contador lhe visita/telefona para saber se ele necessita de algo que ele (contador) não havia oferecido ainda,se tem alguma sugestão ou reclação, o empresario me respondeu que nunca..mas se ele solicitasse , ele acredita que o contador faria...mas ele não cobrava isso em função do preço que ele paga..
Fiquei pensando: Desde quando o cliente tem que cobrar atenção do seu contador?
Resumindo:Em todas as perguntas que eu fiz, ele afirmou que o serviço era feito...mas não como ele gostaria ou deveria e que ele não reclamava pq o preço cobrado não era o que o contador gostaria de receber.Ele como empresario acha que o valor pago não é tão baixo em relação ao serviço que lhe é prestado, mas fica constragido diante do contador ,que deve deixar muito claro que a mensalidade é baixa, ele não disse claramente, mas pude entender assim.Ele até usou uma frase no minimo triste de escutar:"as pequenas empresas atrapalham os contadores, que no geral dão preferencia para as grandes empresas, já que pagam mensalidades mais altas."
Finalizou dizendo que contador que trabalha com as pequenas empresas, prestam apenas serviços de despachante...
Queria abrir meu escritório no proximo semestre...mas diante disso td que estou vendo, vou adiar mais um pouco...naum posso competir com tais coisas...tenho que ser leal...tenho, quero, gosto e faço questão que ser ética com meus colegas de profissão, então não sei se terei clientes o suficiente para manter meu escritório, já que outro dia um pequeno empresario me disse que não me passaria a contabilidade , pq o contador dele era cheio de esquemas, ele conseguia td com muita rapidez...e ele já conhecia td que tinha de errado na empresa dele, portanto se ele mudasse de contabilidade, ele correria o risco de uma fiscalização(indicada pelo contador é claro).
Quero deixar claro que essa postagem não é uma critica a postagem dos meus colegas....por favor não veja isso como pessoal, mas como um alerta...são os detalhes que fazem a diferença...precisamos olhar nossas pequenas atitudes com mais critica...longe de mim a perfeição ou a acusação...não quero consertar o mundo...só busco a união da classe para que todos nós possamos trabalhar com dignidade...

Um grande abraço a todos

"Tolera a verdade alheia na mesma medida em que seja tolerada a tua. "
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2008 | 19:15

Boa noite Roseli,

Bom seria se todos os contadores pensassem e agissem como você pretende. Sua experiência ainda que desanimadora vem ratificar o que escrevi. Infelizmente (sem querer pecar pela generalização) ainda é assim.

Entretanto, não concordo com duas afirmações postadas por você:

01 - Não deixar claro que é uma crítica.
É e deve ser uma crítica sim, porque "dar um jeito" e "quebrar galhos" não são procedimentos contábeis ensinados em Faculdades. O cliente tem que confiar no contador e não manter sob seus cuidados a contabilidade de sua empresa apenas por mêdo que ele o entregue às autoridades fiscalizadoras.

02 - Queria abrir meu escritório no proximo semestre...mas diante disso td que estou vendo, vou adiar mais um pouco..
Você não deve desistir. Apenas os profissionais que pensam como você serão capazes de mudar este quadro a meu ver vergonhoso.

Abra seu escritório e conte conosco a cada vez que precisar. Vai demorar mais tempo para você criar uma carteira de clientes, mas com certeza poderá se orgulhar do trabalho que faz.

...

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2008 | 21:11

Boa noite Roseli,

Li a sua mensagem e gostaria de deixar minha contribuição. Com a pouca experiência que tenho posso garantir que um bom profissional, que foca suas atitudes na prestação de serviço de qualidade SEMPRE terá oportunidades no mercado. Lembre-se bons clientes procuram bons profissionais e nada mais do que o tempo para te trazer isto.

Temos que usar essas atitudes negativas de profissionais do mercado a nosso favor, mostrando o quanto pode ser relevante um bom trabalho contábil. Use isto como motivação, poderá ser uma boa oportunidade para seu empreendimento.

Esta é minha visão,
Pense nisto,
Abraços.

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2008 | 09:49

Roseli,,

Só gostaria de destacar não sei se é seu caso mas nos quatro anos de universidade só houvi isso de professores ligados à administração que o contador não da auxílio às empresas, nunca concordei pois convivo com essa realidade que parte dos empresários acham que sonegar é preciso e fazendo isso não sabem que estão prejudicando o crescimento da mesma, e o contador diante disso sempre tem informações irrelevantes nas mãos e nos últimos anos o governo/leis estão fazendo de tudo pra ficar no topo das atenções, no meu entender não necessita freqüentar as empresas pois os empresários deveriam ter o básico necessário para administrar sua empresa constatei isso em uma pesquisa que o aumento da sobrevivência das Micros esta ligado à elevação do nível dos empresários, e também uma Contabilidade Real e Pontual através das demonstrações o contador prevê e mantém informado seu cliente sobre futuros problemas e outras mais.
Diante disso é preciso nunca perder o foco em ser correto e ter ética nessas situações,
Corra atrás de seus ideais
pois só sobrevive os éticos :)
Um Abraço !

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário"
Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 17 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2008 | 11:05

Bom dia Roseli,

É lamentavel que tenhamos entre nós contadores com essa forma de agir. E triste também empresários que se submetem a pagar migalhas por serviços mal prestados.

O profissional contábil deve dar muito valor no seu micro e pequeno empresário, são empresas que muitas vezes que não tem em seu quadro de funcionários um administrador de empresas, que auxiliam e orientam a forma correta de conduzir um negócio. Esse é o papel do contador nestas pequenas empresas. E é assim que temos que nos portar, para os empresários nos enxergar desta forma.

Os que se dizem contadores e para tudo tem o seu "jeitinho", estão com os dias contados. Grande responsável por isso é a Tecnologia.
Contabilidade on-line, Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração digital, tudo em tempo real.

Como disse o Rodrigo que comentou acima, apenas os éticos terão espaço neste mercado.

Então Roseli, não desista. Claro que a conduta de alguns empresários e contadores nos desanimam. Mas siga seus ideais e tenha certeza que terá sucesso.

Grande Abraço!

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Leonardo do Carmo Pedra

Leonardo do Carmo Pedra

há 17 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2008 | 12:12

Concordo com vcs ...
Foi eu que apresentei o famoso "jeitinho de resolver" para nossa amiga nina porque ao que me parece o problema dela tem haver com a falta de informação de seu Cliente

Foi eu tambem que levantou a questão de sermos mais unidos para combater esse tipo de Cliente

Entendo que o que nossa amiga Roseli correa e todo contador tem que fazer é Educar seu cliente para que ele perceba a gravidade dos riscos que ele corre ao sonegar um imposto ou uma informação ao fisco

Hoje em dia não somos só contadores somos co - responsaveis pela gestão das empresas...

E muitas vezes além de contador somos advogados , psicologos , e até administradores das empresas

Precisamos agregar valor

Contador de São Paulo

Contador de São Paulo

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 28 março 2008 | 00:14

Acredito que muitos neste forum estão completamente iludidos no "mundo maravilhoso do contador"

Neste tópico lí muitas expressões que fogem a regra em qualquer outra atividade.

Uma delas é O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO, mas em CONTABILIDADE O CLIENTE NEM SEMPRE TEM RAZÃO.

Vamos debater somente um pouco nesta afirmação.

Vejam bem, isto está muito correto é lógico, completamente lógico

O trabalho contábil foge a regra de muitos outros que temos por aí.
99% dos clientes contratam escritórios porque são obrigados, e tudo o que querem é pagar menos impostos, muitos
nem reclamam dos honorários, mas sim reclamam dos impostos.

Honorários contábeis elevado não quebrará empresas, mas carga tributária elevada quebra sim.
Então imagina que há 8 empresas na mesma atividade em uma mesma cidade, e destas oito, cinco ou seis, estão
sonegando discaradamente em todos os lados e esferas.

Se vc for o contador de uma das empresas que declara e recolhe tudo 100% dos tributos, podes ter certeza
que terás um problema enorme na mão, e até porque daqui a pouco vc não terá mais o cliente, pois ou ele
quebrará, ou então irá procurar um outro contador que faça ele sobreviver.

Neste caso pergunto o cliente tem razão ?
Para qualquer leigo, ele tem razão
Mas para os contadores ele não tem razão, pois a nossa razão (Contábil) é somente uma, o correto
é não sonegar e pagar todos os impostos 100% como manda a lei, ter todos os funcionários registrados
pagar as horas extras e gratificações tudo em folha, ter todos os alvarás, licenças que não acabam mais
e ainda empresa de saúde laboral contratada para cuidar de um mínimo de empregados

Este é o mundo maravilhoso dos contadores !!!!

Vamos acordar !

Concordo que deveria ser este mundo maravilhoso, queria que somente este tivesse em nossa frente. Mas não é este
que está aí.

é a mesma história das farmácias que vendem cataflam sem receita médica, ahhhh, isto não pode !!!, então veja se
vc for comprar cataflam em uma farmácia se irão te negar

Para todos deste forum lanço a pergunta

Vc acredita nos números que vc assinou nos balanços neste ano ?
Vc acredita nos números que estão no diário registrado neste ano ?

Muitos ainda vem com a ilusão de que a contabilidade forneceria dados importantes para o gerenciamento
de uma empresa !!!, pois como irá fornecer se os dados vem todos errados e incompletos ?, vc se cança em ensinar
seu cliente em como deve enviar as informações contábeis, e todo mês ele manda o recibo, do pacote de chips
ou de fraldas que comprou no mercado, e aí vc devolve e ensina novamente que aquilo não é para ir para a contabilidade
então lhes perguntos, e quantas despesas da empresa que não foram ? e vcs nem sonham que teve, pois não viram ser
executado, não viram
Exemplo uma empresa contrata um jardineiro para roçar um jardim de 6 metros quadrados, cade a RPA, o recolhimento de
INSS ref. este jardineiro, o seu cliente pegou o número do PIS, dele, e vc lembrou de informar na GEFIP ?
OU então vamos falar da diarista que limpa o escritório é a mesma coisa, ela está na GEFIP, ahhh, diarista do
escritório é boa, Para todos aqui que tem escritório de contabilidade vcs informam o nome o PIS e o recolhimento
do INSS da diarista que limpa o escritório toda semana ?

Então gente, se nem as contabilidades tem 100% em dia, como os clientes terão ?????????

Os CRCs ficam fiscalizando e tentando mas como ?, nossa cultura é a de tirar vantagem em tudo, onde
não é fiscalizado aproveitamos.
Isto só começaria a mudar com uma fiscalização muito mais ativa, mas muito mais ativa mesmo, com no mínimo
umas 20 ou 30 vezes mais capacidade física e de fiscais.

Vejam outro exemplo, tinha uma cliente onde eu sempre fazia a DIRPF e sempre dava IR a pagar, até que um dia
esta cliente resolveu fazer sózinha, e adivinha, deu IR a restituir, como ficou o meu trabalho ???
Fui avaliado como INCOMPETENTE, mas falei a ela, isto está errado da forma que vc está fazendo, estais
deduzindo despesas que não existem e outras que não são dedutíveis, e a resposta, ahhh, la na empresa
em que trabalho todos fazem assim e sempre deu certo, podes deixar que eu mesma vou fazer agora, é bem
melhor
sabem quando a minha palavra terá valor ????, somente no dia em que um FISCAL pegar, e será que estarei vivo até lá

Por isto falo que não adianta ficar se iludindo num mundo fantasiado

Poderia ficar aqui listando trocentas divergências que passam por baixo do nosso nariz todos os dias, e para nós
já é normal.
E o Estado é o principal culpado desta cultura Brasileira.
Para finalizar quero só lembrar de uma pratica nacional pelos nossos companheiros governantes
Os famosos REFIS,

Como podemos ficar tentando convencer nossos clientes a fazerem tudo certo e a recolher os impostos corretamente
se o próprio governo por interesses políticos, volta e meia lança programas de REFIs, e olhe que em alguns
municipios os REFIS até tem desconto no valor do principal, pagando menos do que o devido.

Isto é Brasil !!!

Barracas de Camelô vendendo DVDs piratas e aparelhos eletrônicos a poucos metros da RECEITA FEDERAL
Bestas vendendo pelas cidades brasileiras os famosos cachorros-quentes prensados (SEM NF., SEM ALVARÁ ...)
Empresas e até mesmo escritórios de contabilidade com o sistema WINDOWS, pirata em suas máquinas.
Com o OFFICE da Microsoft também pirata.
Isto sem falar quando o software pirata não está instalado no computador da prefeitura !
Vc já parou para pensar porque as planilhas que vc baixa no site da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, estão em formato
do Excel, que é extremamente caro a sua aquisição, e não estão em formato aberto como o OPENOFFICE ?
Porque somente neste ano a SRF está lançando alguns sistemas em ambiente JAVA, antes era tudo WINDOWS, forçando
muitos a piratear mesmo .

GENTE, ISTO É BRASIL

agora já sei até o que vc que pensa no mundo maravilhoso vai me dizer.

Mas temos que começar, bla, bla, bla bla, bla, bla bla, bla, bla, pois quem faz o serviço certinho é reconhecido
bla, bla, blabla, bla, blabla, bla, blabla, bla, bla, e este irá crescer bla, bla, blabla, bla, blabla, bla, bla
os trapaceiros serão pegos pelo fisco bla, bla, blabla, bla, bla, e os que pagam os impostos certinhos
irão crescer bla, bla, blabla, bla, blabla, bla, bla.

O modelo fiscal implantado em nosso país é deficitário, e a CPMF era o único imposto moderno que ia contra
este déficit,

Não precisava de contador para calcular a CPMF, e está era cobrada certinha, sem sonegação (até parece piada né
pois a CPMF que não tinha dedo de contador era a que não havia inadimplência e nem sonegação)

Mas pensem, se o imposto fosse cobrado desta forma, aí, sim vc faria a contabilidade para o cliente
e não para o fiscal, e nela irias registrar o faturmanento e todas as despesas, e o cliente que não
quer contabilidade estaria sem esta ferramente importante para gerir seu negócio, o que colocaria ele em
certa dificuldade administrativa, pois não teria amparo.
Hoje em muitas atividades não está vencendo o mercado a empresa que é mais competente, e sim a empresa
que é mais criativa em seu modelo tributário.
Ou então porque temos neste país tantos escritórios dando acessoria tributária ????/

Vlw

ESTÁ ABERTO PARA OPINIÕES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade