x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 35.393

INSS a recuperar com saldo credror

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 11:32

Bom dia a todos!

Uma empresa prestadora de serviços, tem o INSS retido na fonte. este saldo fica na conta 'impostos a recuperar'(AC). ocorre que no momento em que o sistema faz a compensação do saldo total a recuperar abatendo no valor da guia e o valor retido é maior que o valor da guia, e por isso a conta 'INSS a recuperar' acaba ficando com saldo credor no balancete. Como faço com esse valor de saldo credor?

Obrigada!

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 14:39

Olá Carolina, O SEU EXPOSTO FICOU CONFUSO, mas pelo que entendi na sua indagação, vejo que você está compensando um valor MAIOR do que é de fato, como por exemplo;

1.000,00 de crédito (INSS a Recuperar/Compensar)
2.000,00 de débito (INSS a recolher/Retido do funcionário e patronal)

Por sua vez, você esta compensando os 2mil ao invés de só os 1mil de INSS a recuperar, se isso ocorreu, esta errado, pois você só pode se creditar do valor total do crédito (1mil), conseguiu entender o raciocínio?

Lançamento Errado - Considerando nosso exemplo
D= Inss a recolher (PC)
C= Inss a recuperar/Compensar (AC)
2mil
* Veja que seu crédito é só 1mil, nesse caso minha CONTA DE INSS A RECUPERAR VAI FICAR CREDORA CONCOMITANTE VAI APARECER NO BALANCETE NEGATIVA, O QUE FICARIA ERRADO.

LANÇAMENTO CORRETO - CONSIDERANDO NOSSO EXEMPLO
D= Inss a recolher (PC)
C= Inss a recuperar/Compensar (AC)
1mil
* Note que, neste lançamento estamos compensado o CRÉDITO DE INSS A RECUPERAR que temos, onde vai zerar a conta.


Outro fator importante é, para você fazer a compensação deve verificar/confrontar com a SEFIP da empresa, pois lá deve aparecer o valor que se está compensando, vale informar que os TERCEIROS/OUTRAS ENTIDADES não são passiveis de compensação, no entanto, sempre vai ficar um saldo de INSS a recolher (PC), saldo se sua empresa tem algum tipo de beneficio/autorização.

Veja se foi isso que ocorreu, caso não seja, tente ser mais especifica e se puder colocar um exemplo de como está para você ai.

Recomendo que concilie a conta de INSS A RECUPERAR a fim de encontrar onde está o erro.

IMPORTANTE: Verifique se o CRÉDITO/RETENÇÃO DO INSS não foi lançada INVERTIDA, por isso deve conciliar essa conta, inclusive se fizer os lançamentos de compensação, o saldo dessa conta aumentaria o valor credor, caso esteja com lançamentos invertidos.

OBS: Desculpe se não entendi e consegui sanar a sua dúvida.


Espero ter ajudado


Vanderlei Arraes


Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:08

Olá Vanderlei! Olhando agora o meu exposto vi que ficou confuso mesmo!
Na realidade é ao contrário.

Ex.
tenho a recuperar 5.000 (devedor)
Tenho a recolher 2.000 (credor)

Na hora da compensação o sistema da folha de pagamento (Domínio sistemas)faz um procedimento automático de compensação assim:

D= INSS a recolher
C= INSS a recuperar

O problema é que no momento que ele faz isso, ele puxa todo o saldo que tem na conta de INSSS a recuperar, que no exemplo é 5.000, sendo que só era necessário 2.0000...por isso, ao final das contas, a conta INSS a recuperar fica com 3.000 credor. Se esta conta tem natureza devedora, como faço com esse saldo no momento do fechamento do balanço?

Att
Carolina





Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:16

Carolina Rodrigues, é provavel que seja algum problema na parametrização do sistema, então é aconselhavel que você entre em contado com o suporte do sistema.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

Visitante não registrado

há 11 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:32

Bom Dia Carolina Rodrigues!

Olha, eu bem que gostei das respostas do Paulo dos Santos e Vanderlei Arraes Thibes; importante vc lembrar de que a compensação, do Inss retido, também fica informada na Sefip, logo o saldo que está informado lá também deve ser de mesmo valor que na conta contábil "Inss a Recuperar".
Talvez o motivo de saldo credor da conta "inss a recuperar" estar errado:
a) esteja faltando o lançamento contábil de alguma Notas Fiscal;
b) talvez alguma NF tenha sido lançada em duplicidade p/a compensação.
Pelo sim, pelo não, vc deve fazer a conciliação minuciosa da conta "inss a recuperar", até de vários meses atrás pois o saldo pode já estar vindo c/ erro. Lembrando sempre de que o saldo contábil sempre deve "fechar" com a Sefip.
Bom Trabalho!
Att.

Leandro Macedo

Leandro Macedo

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:43

Carolina Rodrigues, bom dia!

É provável que seu sistema esteja com problema na parametrização, verifique se quando da compensação não tenha nenhum campo para colocar apenas o valor devido do INSS no mes, e/ou caso contrário faça um lançamento na contabilidade invertendo o lançamento, assim retornando o saldo credor acumulado para o período seguinte para a conta de ativo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade