x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.085

Assinatura de Balanços

vinicius aguiar e silva

Vinicius Aguiar e Silva

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Comercial
há 11 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 17:58

Prezados,

Tenho um cliente de grande movimentação é uma empresa de ônibus, o antigo contador não deixou cópias do último balanço assinadas. Agora a empresa está precisando do balanço porém não está assinado pelo antigo Contador. A pergunta é: posso assinar o balanço e se estiver errado quem assume a responsabilidade?

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 18:05

Boa tarde Vinicius,
Veja o que estabelece o art. 3º, Inciso IV do CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR:

Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade:
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
[...]
IV – assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem, alheio à sua orientação, supervisão e fiscalização;

Portanto, vc assinando os balanços sem ter participado de sua elaboração estará agindo em desacordo com o Código de Ética da categoria. Caso minha resposta esteja equivocada, peço aos demais colegas que me corrijam.

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.

Visitante não registrado

há 11 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 18:21

Boa Noite Vinicius Aguiar e Silva!

Com o colega Glerisson Gomes apontou vc não deverá assinar Balanço Patrimonial e nem quaisquer demonstrativo contábil, sob pena de quebra do Código de Ética. Você tem que tirar o teu da reta, logo, explique p/teu cliente de que o antigo contador deve sim entregar às ele o Balanço Patrimonial mais as demais Demonstrações Contábeis do último exercício contábil assinadas junto c/as etiquetas junto c/Declaração de Habilitação Profissional - DHP.
Bom Trabalho à todos!

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade