Leandro Azevedo Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Alguem pode me passa uma previa de como eu contabilizo operaçoes de financiamento e emprestimos e seus encargos.
respostas 6
acessos 16.578
Leandro Azevedo Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Alguem pode me passa uma previa de como eu contabilizo operaçoes de financiamento e emprestimos e seus encargos.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Leandro.
Verifique esse link creio que ajudará na sua dúvida, quando puder, sempre pesquise pois no banco de dados do Forum há muito material interessante, inclusive várias abordagens feitas sobre esse tema. clique aqui
Francisco Délio
Prata DIVISÃO 3 , Gerente ContabilidadeLeandro,
Se for de Curto prazo, ou seja vencíveis até o término do exercício social seguinte, a contablização dar-se-à da seguinte forma:
Pelo recebimento do empréstimo:
D - Bancos C/movimento (AC)
C - Empréstimos ou financiamentos bancários (PC)
Se for de Longo prazo, ou seja, o que vencer após o término do exercício social seguinte, fica assim:
Pelo recebimento do empréstimo:
D - Bancos C/movimento (AC)
C - Empréstimos ou financiamentos bancários (ELP)
Os juros serão apropriados da seguinte forma:
D - Juros s/empréstimos ou financiamentos (CR)
C - Bancos C/movimento (AC)
Pode ser que parte seja AC, outra parte ELP, depende do períod de pagamento.
AC - Ativo circulante
PC - Passivo circulante
ELP - Exigível a longo prazo.
CR - Conta de resultado
Leandro Azevedo Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)valeu pessoal
Karin
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeContinuando o assunto....alguem pode conferir se meu lançamento está correto?
Compra maquina 100% financiada no valor de 112.000,00.
Em 36X 3.348,15 - juros de 8.533,40
D- maquinas e equipamentos (Ativo Imobilizado) 112.000,00
C- Financiamento (Passivo - curto prazo) 55.999,98
C- Financiamento (Passico - longo prazo) 56.000,02
Pelo pagamento das prestações
D-Financiamento (PC) 3.111,11
D- Juros (Conta Resultado) 237,04
C- Caixa 3.348,15
Minha duvida maior eh na questao dos juros....alguem pode ajudar?
Francisco Délio
Prata DIVISÃO 3 , Gerente ContabilidadeKarina, boa tarde.
Os juros devem ser apropriados à medida que forem sendo realizados, portanto, seu lançamento deve ser feito exatamente como você demonstrou.
Quanto à classificação de LP e CP, alguns consideram apenas 12 meses como CP, e o restante contabiliza como LP, o que considero errado, uma vez que a Lei 6.404/76, estabelece para o Longo Prazo os valores realizáveis ou vencíveis após o término do exercício social seguinte.
Então no seu caso, se a máquina foi adquirida em fevereiro/2008, por exemplo, ficaria 22 parcelas (10 meses de 2008 + 12 meses de 2009) no Curto Prazo, e o restante, ou seja, 14 parcelas no Longo Prazo.
Karin
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeObrigada Francisco.
É que a maquina foi comprada em julho do ano passado...mas td bem entendi, é assim mesmo que vou fazer.
Entao meu lançamento de juros está correto....blz vou lançar assim
obrigada
Até mais
Karin.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade