x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 155.383

Venda de Imobilizado já depreciado

Visitante não registrado

há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 17:18

Boa Tarde Julian Marques Gomes!

D: Caixa/Banco (AC) $ 500.00
C: Ganhos/Perdas de Capital(R) $ 500.00
Histórico: Vlr. ref. n/venda bem do imobilizado...

A tributação depende se a empresa está no Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Bom Trabalho!

Att.

Visitante não registrado

há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 17:27

JUlian,

Gostaria de mais comentários, mas até onde eu sei, se o bem esta totalmente depreciado ou não, isso não interfere na tributação.

O que você terá que ver é se houve ganho, ou seja, a diferença do preço de venda menos o preço de compra (valor histórico), se nesse caso houve ganho, ai sim você deve aplicar os percentuais mencionado pelo Paulo.

A contabilização procede ao nosso amigo Tim.

Dificilmente, raramente há ganho. Ninguém compra um carro por R$ 30.000,00 e vende por R$ 31.000,00.

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 17:38

boa tarde

adriano

ele informou que o bem está totalmente depreciado isso significa que o valor dele é zero.

se é zero e vendeu por 500 significa que teve ganho de 500,00

com relaçao a contabilizaçao

Pelo recebimento do valor da venda:

D. Caixa/Bancos Conta Movimento (Disponibilidades)
C. Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado Não Operacional)

Pela baixa do valor contábil do bem:

D. Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado Não Operacional)
C. Móveis e Utensílios (Imobilizado - Ativo Permanente)

Pela baixa da depreciação acumulada do bem:

D. Depreciação Acumulada de Móveis e Utensílios (Imobilizado - Ativo Permanente)
C. Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado Não Operacional)

contabilizaçao creditos para claudio rufino

clique aqui

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 21:19

Caro Adriano,

Somente para completar a resposta do amigo Paulo, e esclarecendo que é inteiramente comum haver ganho na venda de imobilizado. Pois posso comprar um veículo por 30.000,00 e vender 1.000,00 e ter ganho de 1.000,00.

Suponhamos o veículo adquirido por 30.000,00 e que tenha vida útil de 5 anos, logo ao final do 5º ano ele estará totalmente depreciado.
Assim na contabilidade seu saldo será de:

Veículo.................30.000,00
(-) Depreciação acumulada....30.000,00

Se ele for vendido por R$ 1.000,00, a contabilização, ficaria assim:

Pelo reconhecimento da receita:
D - Caixa/Banco....1.000,00
C - Receita na alienação de Imobilizado...1.000,00

Pela baixa do bem:
D - Depreciação Acumulada........30.000,00
C - Veículo...................30.000,00

Nesse caso, sendo desnecessário efetuar o lançamento nas contas de resultado. Caso o veículo não estivesse totalmente depreciado, a diferença, seria debitada no Resultado.

Mas dessa forma veja em todo processo de contabilização, se apurar o resultado da operação, só há receitas, no valor de 1.000,00

Agora imaginemos que o veículo estivesse 50% depreciado e ele fosse vendido por 20.000. A contabilização seria.

Pelo reconhecimento da receita:
D - Caixa/Banco....20.000,00
C - Receita na alienação de Imobilizado...20.000,00

Pela baixa do bem:
D - Depreciação Acumulada........15.000,00
D - Custo do Imobilizado vendido...15.000,00
C - Veículo...................30.000,00

Nesse caso,s e apurarmos o tal de receitas (20.000) e o total de despesas/custo (15.000) ainda teríamos um ganho/lucro de 5.000.

Assim posso comprar por 30.000 e ter ganho vendendo por 20.000 e até mesmo por 1.000.

Walter Oliveira.
Julian Marques Gomes

Julian Marques Gomes

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sábado | 26 outubro 2013 | 08:31

Para saber se houve ganho de capital, não teria que consultar o valor de mercado para saber quanto que vale?

Para explicar melhor:

Valor do Mercado: 200,00
Valor da Venda: 500,00
Valor da Compra: 1000,00
Valor no Imobilizado: 0,00

Ao meu entendimento seria considerado ganho de capital o que for maior do que o valor do mercado, segue abaixo a contabilização, favor verificar para ver se está correto o meu entendimento?

D Avaliação Valor Justo Imobilizado - 200,00
D Ganho de Capital - 300,00
C Receita de Alienação - 500,00

O que eu fiz acima não deve estar correto as contas, mas para fim de cálculo de imposto, eu calcularia o imposto sobre o ganho de capital no valor de 300,00. É isso?

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 26 outubro 2013 | 09:31

Julian, desde o advento da lei 11.941 a REAVALIAÇÃO de ativos não é mais permitida. O que se pode fazer é registrar perdas no valor recuperável, ou seja, a grosso modo, só pode registrar quando o "valor de mercado" for inferior ao valor contábil do ativo.

Se o valor recuperável for maior, você não registra. Na hipótese da venda, você reconhece o valor total da venda como receita e ele será seu ganho.

Walter Oliveira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade