x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.631

Cleidival Aguiar dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 09:23

Bom dia Srs(as). consultores(as).....

Pegamos a Contabilidade de uma Empresa já contituida; so que ela ja era na Tributação de Lucro Real!!!!

so que o Contador anterior; fazia o lançamento das Compras de Mercadorias e todas as Despesas no (Grupo 3) que para mim no (3) são Receitas!!!!!

o Certo não seria lançar as Compras no Ativo???
e Despesas no (4)????

Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória; vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo!
Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 09:30

Cleidevan, bom dia.

Primeiramente, é preciso saber que tipo de compras são essas. Se são mercadorias para revenda, evidentemente teria que ser contabilizada no Ativo circulante Estoques.
Já se são para consumo da empresa, teria que ir para a despesa.

Quanto à numeração das contas, cada empresa tem a liberalidade de adequar o Plano de contas às suas necessidades.

Na minha empresa por exemplo, o Plano de contas é composto assim:

1.. Ativo
2.. Passivo
3.. Despesas
4.. Receitas
5.. Patrimônio Líquido.

A meu ver, essa sequência é a mais adotada nas empresas, porém nada impede que ela seja alterada.

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 12:43

Francisco, boa tarde!

aqui em nosso Escritorio, o plano de Contas é assim.

1.. Ativo.
2.. Passivo.
3.. Receitas.
4.. Despesas.
5.. Patrimonio Liquido.

A Respeito a Empresa comercializa (GLP);

So que o Contador anterior colocou as compras (Mercadorias para Revenda) as despesas e as receitas (Vendas de Mercadorias) tudo no grupo (3).

Guando ele fez o fechamento dos trimestres so deu (Prejuizo); no seu entendimento ele teria que fazer algum lançamento em relação ao Prejuizo????

Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória; vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo!
Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 12:57

Cleidival, boa tarde!!

Que loucura, hein!!!

O correto, seria rever os valores, transferindo-os para as contas adequadas, de acordo com a sua natureza, pois da forma que está contabilizda, dificilmente vocês conseguirão chegar no resultado real do período.

Aconselho, por prudência, rever essas contabilizações, afim de evitar alguma sanção fiscal, por apurar um Lucro ou prejuízo irreal.

É bom sempre prezar pela boa prática contábil, adotando sempre os métodos recomendados pelo CFC, atentando principalmente para cumprir com as exigências fiscais.

Quanto à sua pergunta:

Guando ele fez o fechamento dos trimestres so deu (Prejuizo); no seu entendimento ele teria que fazer algum lançamento em relação ao Prejuizo????

É muito complicado definir se esse prejuízo apontado realmente se consolida. Uma vez que os lançamentos estão completamente prejudicados. Sugiro adotar as medidas elencadas acima. Afinal de contas, esses registros ficarão para sempre na contabilidade da empresa.

Por curiosidade, só uma pergunta. Se as mercadorias e as receitas foram contabilidas tudo no grupo 3, como está o saldo dessas contas, e do estoque, não existe?

Francisco Délio
Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2008 | 17:14

Cleidival / Francisco, boa tarde!

A estrutura de um plano de contas fica muito relativo ao uso de cada empresa, como o proprio Francisco citou.

Tenho algumas empresas que adotam o seguinte sistema de Plano de Contas:

1 - Ativo;
2 - Passivo;
3 - Contas de Resultado.

As contas de resultado sendo desmembrada da seguinte forma:
3.1 até o 3.5 como Receitas

e

3.6 até 3.9 como Despesas

Pois na minha visão e na propria análise do balancete voce saberá que rumo a empresa está seguindo, se é prejuízo ou Lucro.

O único detalhe que tem que se atentar para esta situação é em definição que a partir dos grupos de despesas as contas terão que ser redutoras da receita.

Att,

Vanivaldo Avelar.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade