x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.559

Reversão de uma reserva e utilização do saldo

Luciana Alves

Luciana Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 09:49

Bom dia,

Onde poderia encontrar um embasamento da seguinte situação.

Tem uma Reserva lançada no Patrimônio Liquido, que agora foi decidido baixar.No entanto orientaram zerar esta conta e utilizar o saldo como crédito de uma despesa e posteriormente lançar as despesas que virão na referida conta. Mas quero mostrar que isso não é possível e que fere os princípios, mas não sei como mostrar que isso não é permitido.

Exemplo: D- Reserva de viagem
C- Despesa de publicidade e propaganda R$ 10.000,00

Após a cada despesa que for realizada com publicidade e propaganda vai lançando a débito.

Não concordo com este tipo de lançamento mas como posso embasar.

Obrigada,

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 14:25

Ficando apenas no seu exemplo. Tal reserva deve ter sido feita por determinação de alguma ata.

Esta reserva já passou por tributação, pois reserva só é formada a partir do lucro, para prevenir distribuição de lucro aos sócios por alguma despesa potencial.

Então você precisa verificar a ata que determinou a formação dessa reserva e poderá ser baixada por decisão dos sócios.

Mas se já foi tributada e você estornar numa conta de despesa vai tributar novamente, se você estiver no lucro real. Precisará excluir do lalur.

Luciana Alves

Luciana Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 09:23

Salvador,

A reserva não foi constituída através de uma ata.No entanto agora zeraram a Reserva de viagem e transferiram e criaram uma conta de Reserva de publicidade e propaganda.Mas ainda não sei se é permitido fazer este tipo de lançamento.

Luciana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade