x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.453

Ativo imobilizado

Leandro Malgarise

Leandro Malgarise

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 11 anos Domingo | 10 novembro 2013 | 20:41

Boa noite a todos,
procurei referente a ativo no forum e achei a seguintes informações do que poderia vir a ser um ativo imbolizado:

- tem vida útil superior a 365 dias;
- possuem valor acima de 326,62;
- são usados exclusivamente nas atividades da empresa.

Agora entra minha dúvida, tem que ter as 3 informações para ser imobilizado, ou ele pode vir a se tornar um imobilizado possuindo um valor acima de 326,62 e uma vida util menor, ou ao contrario ter vida util superior a 365 dias mas ter um valor menor que 326,62?

Se alguem puder ajudar, agradeço.

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 08:04

Leandro Mr

Bom dia,

Penso em tudo que você descreveu a cima, considero o valor mais acho não vale apena ativar coisas com valor proximo de 326,62 mais varia de caso para caso, e a utilidade na minha empresa tambem é importante, mais certas coisas não da para garantir que vão durar 365 dias.

O importante é estudar cada caso,

Att,.

Grato,

Bruno Delolo.
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 10:05

Prezados Leandro MR e Bruno Delolo,

Existe duas situações distintas que devem ser consideradas, uma é o que o RIR (Regulamento do imposto de Renda) diz e outra é a norma contábil.

A norma contábil diz que para ser considerado um imobilizado o item deve obrigatoriamente ser utilizado nas atividades da empresa, abaixo trecho da CPC 27.

Ativo imobilizado é o item tangível que:

(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

(b) se espera utilizar por mais de um período.

Já quanto a regra do RIR, pode ser visto em outra postagem minha, segue link.

Usualmente se leva principalmente me consideração a regra do RIR, só que de forma cumulativa, tento que atender ambas situações, o que é incorreto. Sabemos que atualmente a norma contábil em muitos casos diverge da norma fiscal, justamente por isso que faço coro quando alguns colegas dizem que hoje temos que ter praticamente duas contabilidades, uma atendendo as novas Normas Contábeis e outra para atendimento ao Fisco.

At.
Marcos Vinicius

Gislene Patricia Sousa

Gislene Patricia Sousa

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 22 novembro 2013 | 14:11

boa tarde...

estou com duvidas sobre a compra de um carro usado de pessoa fisica , o socio da empresa quer dar entrada nesse veiculo mais nao sei com quais valores eu dou entrada
se pelo valor da nf da primeira compra 121.000,00 com as depreciacoes devidas , ou se eu dou entrada com o valor da compra que ele vai emitir a entrada 81.000,00
vcs pode me ajudar por favor?

desde ja agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade