x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.198

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 10:52

Pelo que entendi Karina, essa empresa foi constituída, está funcionando mas não tem emitido notas fiscais de suas vendas?

Se for isso, a primeira coisa a fazer, se é você a responsável pela contabilidade, é se proteger contra qualquer penalidade e alertar os proprietários para o risco que estão correndo. Elabore um termo de ciência, em que você deixa claro a eles os desvios que estão cometendo.

Quanto a sua questão, você deverá registrar o livro normalmente. Mas também pergunto: o livro está todo sem movimento? Não há sequer, registro das compras efetuadas, seja para estoque, seja de móveis e outros utensílios etc.??? Talvez o ideal seja regularizar a situação primeiro, antes de qualquer registro.

...

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 10:59

Pois é....voce sabe como são os clientes...
A loja abriu em Outubro/2006, abriu as portas também...talvez até tenham vendido, porém até o bloco de notas ficar pronto e tudo, ~só emitiram vendas em 2007. Também não compraram nada de mercadorias em 2006. Quanto aos móveis, sinceramente não sei, o cliente não me passou nada. E nem me mandaram despesas de telefone, aluguel e tal.... então, não teve movimento nenhum "contabilmente" ....tenho que registrar o livro? mas vai ficar todo em branco...

Ah, sou a responsavel pelo setor sim, mas já alertei várias vezes todos os clientes, não adianta, se eles não querem passar informação nao passam e pronto....

....

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 11:12

Sei muito bem o que deve passar pela teimosia da clientela Karina. Eu também já passei por isso.

Mesmo "em branco", o livro diário deve ser registrado.

Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 15:03

Karina,

Só uma ressalva, o Diário não estará em branco, ele tera os lançamentos de abertura da empresa.

Para "contornar" sempre coloco isso no final dos Balanços:

Ressalvando que a responsabilidade do profissional contabilista, fica restrita ao aspecto meramente técnico desde que reconhecidamente operou com elementos dados e comprovantes fornecidos pela gerência da empresa que se responsabiliza pela sua exatidão e veracidade, bem como pelos estoques considerados, levantados pela referida gerência e sob a sua total e exclusiva responsabilidade.

Abraços!

JLF

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade