x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.767

Balanço de abertura

EDMILSON JOSÉ DA SILVA

Edmilson José da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Cobrador(a) Externo
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 10:10

Olá, que legal!! Este fórum é uma prova de que os profissionais da contabilidade estão se unido para o fortalecimento da categoria, isso já era esperado, só que não estou conseguindo ainda me interagir, veremos se agora da tudo certo. Percebi que temos um mestre na área da contabilidade, " SAULO HEUSI" no entanto o fórum se dispõe de vários conhecedores. Minhas perguntas são as seguintes:
1 - os saldos das contas do passivo e do ativo, terão ou não de serem compravados com documentos.
2 - a natureza das contas de lucros em suspenso e prejuizos em suspenso, é devedora ou credora?

3 - eu trabalho com um programa de contabilidade que tem a opção de fazer os lançamentos das contas "saldos de abertura" para cada conta - posso fazer isso ou tenho de lançar uma por uma, dentro opção lnaçamentos unificados como um lançamento normal?
Grato

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 10:31

1 - os saldos das contas do passivo e do ativo, terão ou não de serem compravados com documentos.

Todos os bens e direitos devem estar respaldados por documentação hábil como notas fiscais de compra de mercadorias, imobilizado, materiais para uso ou consumo; notas promissórias; extratos bancários etc.
Da mesma forma, as obrigações através de contratos de crédito com prestações a pagar, financiamentos, duplicatas de fornecedores etc.
Ainda assim, há algumas contas, como por ex. Caixa (AC) cujo valor do dinheiro em espécie de posse da empresa fica difícil documentar. Talvez, para este caso, o ideal é que não exista valor em espécie e que todo o dinheiro seja depositado em c/c. bancária.

2 - a natureza das contas de lucros em suspenso e prejuizos em suspenso, é devedora ou credora?

A regra é aquela válida para a contabilidade geral: os prejuízos tem natureza devedora, enquanto que os lucros tem natureza credora.

3 - eu trabalho com um programa de contabilidade que tem a opção de fazer os lançamentos das contas "saldos de abertura" para cada conta - posso fazer isso ou tenho de lançar uma por uma, dentro opção lnaçamentos unificados como um lançamento normal?

Você pode perfeitamente utilizar a opção de inserir os saldos de abertura oferecida pelo seu programa.

Acesse http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=11009 para mais esclarecimentos.

Abraços,
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 10:53

Amigo seja bem vindo e na mesma ordem proposta por você, tentarei te ajudar.

Olá, que legal!! Este fórum é uma prova de que os profissionais da contabilidade estão se unido para o fortalecimento da categoria, isso já era esperado, só que não estou conseguindo ainda me interagir, veremos se agora da tudo certo. Percebi que temos um mestre na área da contabilidade, " SAULO HEUSI" no entanto o fórum se dispõe de vários conhecedores. Minhas perguntas são as seguintes:

Sem dúvidas você esta certo em suas convicções em afirmar que o Mestre "Saulo Heusi" é uma figura em destaque aqui no forum, todavia, como você mesmo diz, há "Vários Conhecedores" e lhe afirmo que as respostas para as suas dúvidas estarão condicionadas a elaboração eficaz de suas perguntas.

De acordo com as normas brasileiras de contabilidade, com as leis em vigor e a lei das SA, todo e qualquer "Ativo e Passivo" deverá ser contemplado por documentação hábil, gostaria de lembra-lo que a boa prática contábil se traduz pela documentação idônea, descartando toda e qualquer informação ainda que meramente verbal.

A conta de lucros é uma conta de Patrimonio liquido de natureza credora.
A conta de prejuizo é uma conta de Patrimonio liquido de natureza devedora.

Grato

Hoje os programas de contabilidade oferecem a opção de incluir saldos iniciais tanto de ativo e passivo conta por conta sem a necessidade do "contabilista" precisar usar o método tradicional.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
EDMILSON JOSÉ DA SILVA

Edmilson José da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Cobrador(a) Externo
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 11:06

Volto ainda mais convicto do que disse antes, pois respostas para dúvidas como as que lancei ha pouco, levaria muito tempo e até mesmo dispêndio financeiro, no entanto obtive respostas rápidas e satisfatórias. Muito obrigado por terem me respondido com rapidez e clareza.
Espero ainda ter condição de contribuir para os esclarecimentos necessários que alguém precisar.

Edmilson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade