Tiago William Cordeiro
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBoa Tarde, Gostaria de saber se despesas pessoa fisica pagas através de dinheiro do caixa pessoa juridica são lançadas no caixa?Obrigado
respostas 7
acessos 2.165
Tiago William Cordeiro
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBoa Tarde, Gostaria de saber se despesas pessoa fisica pagas através de dinheiro do caixa pessoa juridica são lançadas no caixa?Obrigado
Telmo Biehl
Ouro DIVISÃO 2 , Account ManagerOi, sim, pois a contabilidade registra os fatos que alteram o patrimonio da entidade; os lanctos. sao:
d- c/c. socio... (ativo circulante/outros creditos/adiantamentos)
c- caixa/banco (ativo circulante/disponivel)
=> o socio deve ser informado de nao misturar recursos da firma c/suas contas pessoais, pois do contrario, configura, perante ao fisco, retiradas de pro-labore; logo cria a obrigaçao do recolhimento do inss, tanto da empresa quanto do socio, e tambem o recolhimento do imposto de renda, calculado sobre as retiradas do caixa.
Breno Duarte
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)O documento que da suporte pode ser um recibo de antecipação de retirada de lucros ou adiantamentos socio, assinado e datado.
Rudival Almeida Braga
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAmigos, faço contabilidade de 5 empresas com base no lucro presumido, porém,há anos o caixa vem aumentando cada vez mais, não sei como diminuir. Gostaria de saber com resolver essas diferenças. Será que posso distribuir dos lucros acumulados? Será que vai encontro das normas da RFB.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Tiago William Cordeiro, bom dia.
Lembrando aos amigos que esse procedimento não é regra geral, ou seja, não é uma prática aceitável pelos Princípios Contábeis. Pode um dia acontecer, mas não pode se tornar uma rotina ok?
Para que o debito possa ser feito em conta corrente, é necessário que haja um contrato de mútuo formalizando com data certa para devolução do valor utilizado.
Em hipótese alguma deve ser admitido o lançamento pura e simplesmente sem um documento que ampare a operação.
Abraço.
Luiz José
Emérito , Contador(a)Rudival Almeida Braga, bom dia.
É de praxe que o saldo em Caixa seja o menor possível, mesmo porque ninguém é ingênuo de deixar grandes volumes de dinheiro em Caixa quando o correto e fazer depósitos em bancos, inclusive é mais seguro.
Quando temos um Caixa com valores elevados é sinal que alguém está errando na classificação de lançamentos ou até mesmo deixando de fazer os lançamentos no caixa o que por si só já um erro fatal.
Portanto, antes de tomar qualquer medida, faça uma analise na conta Caixa para saber se o saldo corresponde com realidade dos fatos.
Abraço.
Rafael Janduci Paulo
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeCaro Rudival concordo com o Luiz José ele esta correto.
Mas acho que entendi o que você quer dizer.
Fazemos a contabilidade e mesmo o cliente pagando todos os impostos e suas compras etc. o saldo do caixa fica alto. Tem uma sobra grande no caixa. Aconteceu isso com uma empresa minha. Em uma conversa com o cliente verificamos que essa sobra era o dinheiro que ele retirava da empresa, expliquei para ele sobre a distribuição de lucros e assim foi feito. Lembrando que é necessário informar no Imposto de Renda P.F. o valor dessa retirada e deixar bem clara para o cliente que esta operação é isento de impostos.
Telmo Biehl
Ouro DIVISÃO 2 , Account Manageroi, existe alguns fatores que contribuem p/que a conta contábil Caixa fique c/seu saldo elevado:
1.º - o profissional da contabilidade deixou de lançar algumas despesas, basicamente faltou a conciliação da conta;
2.º - saldo acumulado do exercício atual c/os exercícios anteriores;
3.º - por razões desconhecidas o cliente não repassa p/o escritório contábil o(s) extrato(s) bancário(s) mensal(ais) e nem a(s) respectiva(s) aplicação(ões) financeira(s), isso impede de se lançar as tarifas mensais cobrada(s) pelo(s) banco(s);
4.º - na contabilização do(s) extrato(s) bancário(s) mensal(is) da empresa vem aparecendo diversos saques sem documentos comprobatórios, tipos como: saques nos caixas eletrônicos, uso do cartão de débito, TEF, TED, cheques compensados, longo não resta nenhuma outra alternativa do contador senão lançar esses saques para a conta Caixa.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade