Bruno Renan de Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) ContabilidadeColegas, bom dia.
Tenho um cliente cujo ramo é a atividade imobiliária: 68.10-2-01 - Compra e venda de imóveis próprios.
Recentemente ela comprou vários terrenos e edifícios para alugar e vender. Por isso, classifico essas operações na conta de "Investimentos" no ativo não circulante.
No CPC 28 diz: Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou ainda para venda no curso ordinário do negócio.
As propriedades para investimento são mantidas para obter rendas e/ou para valorização do capital, e por isso deve ser classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante.
Minha dúvida é de como dou baixa na venda de um desses investimentos? Se fosse imobilizado eu jogaria para o custo para dar baixa no ativo.
Mas no caso de investimento, não sei como dou baixa no terreno e edifício.
Na compra: Comprei um apartamento no valor de 200 mil
D- Apartamento (investimento AnC)
C- Caixa/Banco .. R$200.000,00
Na venda: Vendi o apartamento por 400 mil
D - Caixa/Banco
C- Receita com vendas .. R$400.000,00
Qual o lançamento da baixa? Como vou zerar a conta do apartamento no ativo?
Agradeço.