x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.710

Adiantamento ou Empréstimo?

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 17:31

Pessoal,

Estou com uma dúvida: Um empresa recebe do cliente (PJ) um valor para ser pago daqui a dois meses, por exemplo. Isto é um empréstimo ou adiantamento???

Não acho que seria empréstimo pois a empresa não cobra juros e para adiantamento, acho um período muito longo para o pagamento. Na minha visão, os adiantamentos são para pagamentos a curto prazo, tipo pega o adto. no dia 20/01 e efetua o pagamento no dia 15/02. No meu caso, a empresa recebe o dinheiro 20/01 e vai efetuar o pagamento 15/03.

Alguém pode me ajudar?? E como é feito o lançamento contábil do recebimento e do pagamento??

Muito obrigado pela atenção.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 18:10

Caro Wilson,

Precisaríamos de mais dados para te ajudar...

Mas se bem entendi e a operação acima se classifica mais como um empréstimo. Se a empresa está contraindo uma dívida, que deverá ser paga, seja em que prazo for, então essa operação é mesmo um empréstimo.

Os lançamentos seriam:

Em 20/01
D - Caixa/Bcos (AC)
C - Empréstimos - BomPréstimos S/A (PC)

Em 15/03
D - Empréstimos - BomPréstimos S/A (PC)
D - Juros passivos (se houver) (DF)
C - Caixa/Bcos (AC)

Legenda: AC - Ativo circulante; PC - Passivo circulante; DF - Despesas financeiras.

Se for um adiantamento por um serviço ou mercadorias a ser fornecido a esse cliente posteriormente, então utilizaríamos contas do sub-grupo Resultados de Exercícios Futuros, do Passivo Circulante.

Espero ter satisfeito sua dúvida.
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 18:17

É o seguinte: A empresa vende Leite in Natura para uma outra empresa (Laticínio).

Ex: Ela recebe R$ 300,00 no dia 20/01/2008 que vai ser descontado do valor das vendas que receberá no dia 15/03/2008. Não será descontado nada de juros.
No dia 15/03/2008, ela tem que receber R$ 1.000,00 do Laticínio, referente suas vendas, mas o laticínio pagará apenas R$ 700,00, pois descontará os R$ 300,00 que emprestou no dia 20/01/2008.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 18:44

Então, caríssimo Wilson, se trata de receita esse "adiantamento" a que se refere.

Lançamentos:

Em 20/01/08 -
D - Caixa / Bancos (AC)
C - Receita antecipada (REF) - 300,00

Em 15/03/08 -
D - Caixa / Bancos (AC) - 700,00
D - Receita antecipada (REF) - 300,00
D - Vendas (RO) - 1000,00

Legenda: AC - Ativo circulante; REF - Resultado de Exercícios Futuros; RO - Receitas Operacionais.

O grupo REF, do Passivo, apesar de não ser mto utilizado, é bem apropriado para esses casos.

...

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: