Ao receber esse convênio, você deveria ter efetuado a seguinte contabilização. Suponhamos o valor de 50.000,00.
D - Banco (AC)...............................50.000,00
C - Convênio XX a executar (PC)....50.000,00
Ao pagar quaisquer despesas referentes à execução do convênio é que você deve reconhecer a receita do convenio recebido, concomitante à despesa. Ex:
Despesa com salários de funcionários, pelo valor de 30.000,00
D - Despesa com salários (Resultado).... 30.000,00
C - Salários a pagar (PC)......................... 30.000,00
Reconhece-se então a receita do convenio no montante da despesa e executa-se a parcela do convênio:
D - Convênio XX a executar (PC).......................30.000,00
C - Receita com Convênio XX (Resultado).........30.000,00
Pelo pagamento do salário:
D - Salário a pagar (PC)...........30.000,00
C - Banco (AC)..........................30.000,00
Veja que ao final desse processo, você ainda possui 20.000 em banco e 20.000 do convenio para ser executado. Assim se você tiver que devolver esse valor, basta zerar seus saldos.
D - Convênio XX a executar (PC)....20.000,00
C - Banco (AC)................................20.000,00
Att e bom trabalho