x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 10.054

Livro Caixa - Atividade Rural

Daniela Garcia Martins

Daniela Garcia Martins

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 18:11

Boa tarde pessoal!

Estou lançando o livro caixa, e estou com algumas dúvidas. No regime de caixa eu lanço as despesas quando há o pagamento e não quando quando há a aquisição da despesa. E as receitas a mesma coisa, ou seja, quando há o recebimento. Correto? Então eu vou lançar tudo o que for pago no mês que for pago e tudo o que for recebido no mês que for recebido, correto? Por exemplo: Eu tenho uma duplicata paga no dia 15/02/2013, eu vou lançar na data do pagamento e não na data da nota fiscal. Correto? Ou eu vendi 200 cabeças de boi, e vou receber daqui 30 dias, eu vou lançar quando do recebimento e não na venda propriamente dita. Nossa essas coisas de livro caixa tá me deixando doida. Eu nunca tinha lançado livro caixa estou com essas dúvidas. Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Atenciosamente,

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 23:00

Daniela Garcia,
boa noite.

O seu raciocínio está absolutamente correto.

Para fins do livro caixa do produtor rural pessoa física, tanto para os recebimentos ou pagamentos, apropria-se como receita ou despesa, a data efetiva do ingresso ou saída de numerário.

Só devemos ter muito rigor no controle dos comprovantes que venham a embasar a escrituração do livro caixa.

Att,

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 19:46

Victor Hugo Barbosa Silva,
boa noite.

A aquisição de gado entra como despesa [assim como sua venda é tratada como receita], obedecendo o regime de caixa.

No final do ano, deverá proceder composição do estoque e escriturá-lo na Movimentação do Rebanho no anexo da Atividade Rural.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade