Celso,
Isso mesmo, faço pelo oficial, nunca "invento" faturamento, me proponho a fazer uma PROVISÃO, usando como base os índices do governo, como 7, 8% de aumento, se for para compra de equipamentos aumento mais um pouco, mas os bancos não aceitam, só que agora eles querem que assine no papel timbrado deles.
Nunca tive problemas em fazer pelo oficial, pois conto a seguinte historinha e comprovo com documentos, vamos a ela, bem resumidamente:
A cerca de uns 9 anos atras um cliente pleiteou um empréstimo junto a Caixa Econômica, para isso usou os serviços de um escritório de credito (desses que tem aos montes por ai, prometendo conseguirem empréstimos junto ao BNDES), os caras estiveram aqui no escritório e apresentaram um formulário padrão da Caixa com a relação de faturamento dos últimos 12 meses, preenchi com os dados oficiais e assinei, e pediram para refazer aumentando o capital e disseram que "era só para constar" me recusei e disse que "se era apenas para constar não precisavam do documento", não gostaram muito, pediram outros documentos como declaração de imposto de renda (tudo entregue ao sócio mediante assinatura em protocolo), o tempo passou e cerca de 60 dias depois os sócios me informaram que o empréstimo não tinha saído, estranhei, afinal estava tudo certo e o BNDES não pede faturamento e sim as Certidões negativas (vejam no site do BNDES, não existe solicitação de faturamento) mas deixei pra lá.
6 meses depois recebo no escritório um Policial Federal com uma intimação, fui ate lá e me mostraram o processo onde constava a minha assinatura e uma declaração de Imposto de Renda RETIFICADA da empresa aumentando o faturamento da empresa, o processo fazia para te um outro de uma quadrilha presa onde vendiam facilidades em empréstimos e que maior parte estavam foragidos,e o meu apareceu pois a declaração de renda estava menor que o Imposto de renda e isso chamou a atenção dos policiais... mostrei que a declaração estava retificada e depois o advogado provou que a retificadora havia sido enviada apos a retirada e o IP de envio era de são paulo, mas o processo deve ta correndo ate hoje e nunca mais fui chamado, estive mais duas ou três vezes na policia e em uma dessas fiz de certa forma com o delegado e ele em off me repreendeu e disse mais ou menos assim "Doutor como o senhor pode assinar um faturamento daquele? mesmo oficial, o senhor trabalha na Caixa Econômica? Não? então pra que assinar Doutor? a Caixa é um banco FEDERAL, PUBLICO, não se assina nada disso, quer fazer uma, faça em um papel a parte do sue escritório e envie e pronto, mas assinar e o cliente não pagar, o senhor vira fiel solidario, se insistirem conte o que esta acontecendo com o senhor".
E desde então, venho me recusando a assinar o documento do banco, faço igualzinho, mas sem o Logotipo da instituição, só que agora, o ITAU, Bradesco, baixaram uma resolução dizendo que se não for no documento deles o empréstimo não sai, os clientes aceitam os argumentos acima
Por isso perguntei aos amigos se somos obrigados a assinar tais formulários, se existe uma lei, resolução que nos impeça de fazer isso, se alguem souber agradeço muito.