x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 20.011

Faturamento superfaturado para Bancos

Leandro Azevedo Silva

Leandro Azevedo Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 13:52

Ola pessoal.

Queria saber como vocês lidam com a situação, em que o cliente e ate mesmo o próprio banco exige do contador uma relação de faturamento SUPERFATURADA, onde empresario e banco, alegam não ter nenhum problema e que todo os dados e relatórios serão guardados sobre o mais alto sigilo. Bom, na minha visão se trata de uma FRAUDE, crime, e uma falta de respeito com o profissional contábil. Mas como contornar a situação? Acredito que a maioria dos contadores já passou por essa situação desagradável e constrangedora.

Infelizmente perdi o cliente por negar a assinatura em tal documento, e é por essas e outras coisas que vejo tantas pessoas desmotivados com a profissão contábil, inclusive eu.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 14:10

Leandro Azevedo Silva
Boa tarde

Não fique "desmotivado" por ter perdido um cliente. Àqueles que não desenvolvem suas atividades na legalidade conforme as normas divulgadas
pelo CFC e pelos Princípios da Contabilidade não podemos considerar um cliente em potencial.

O seu profissionalismo, dignidade e ética não podem ser medidos pela satisfação de "certos clientes".

Fique ciente e satisfeito que tenha realizado o procedimento correto. Mediante as práticas ilegais que empresas tentam desenvolver nos cabe
o dever de orientar sobre, se ainda assim insistirem em aplica-las não seja solidário.

Se outro profissional infelizmente se dispor a fazer aquilo que você negou, não tome por exemplo, espelhe-se em bons profissionais do mercado que certamente são maioria e abortam qualquer prática ilícita.

Não se esqueça da nossa responsabilidade solidária sobre os fatos e atos praticados.

Sucesso e foco na sua carreira.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 14:10

Prezado Leandro,

Infelizmente coisas do tipo ainda continuam a acontecer. Enobreço sua atitude em recusar a assinar o documento que realmente trata-se de FRAUDE, contudo, ainda sofremos a perda de clientes com motivos como este, por existir "contadores" que se submetem a tais situações. Entretanto, de acordo com o Código Civil atual o contador responde civilmente ao mesmo nível dos sócios da empresa, o que quer dizer que, se um contador assinar tal documento ele está sendo um agente ativo no crime ocorrido, consequentemente, responderá de tal forma inclusive podendo ser preso. Mais uma vez volto a elogiar sua atitude, pois, só assim que iremos dá o credito que tanto merece a nossa classe.

At.
Marcos Vinicius

MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 maio 2014 | 11:33

Amigos,
Já passei muito por essa situação e sempre recusei e se faço faço pelo oficial, agora os banco estão exigindo que assinemos no papel timbrado deles, voces sabem se existe alguma determinação contra isso?? Pois estou me recusando a fazer tal coisa.

Obrigado,

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 08:22

Bom dia ,colegas!

Esperamos sempre que os bons profissionais dignifiquem a nossa classe e a nossa profissão.Honestidade e ética,são irmãs gêmeas,na minha modesta opinião.
A legalidade não pode ser apenas um parâmetro para a conduta.Ela precisa ser respeitada e cumprida.E no seu caso Leandro,você cumpriu o que todo profissional,não apenas de Contabilidade,mas,de todas as áreas da nossa sociedade,deveriam cumprir.Olho para a sua foto com esposa e filho,e da mesma maneira que eu os vejo,estou certo que os que te acompanham na foto postada,estão orgulhosos de você.Você pode ter perdido um cliente,mas,com certeza vai ganhar muitos outros que souberem desta tua postura.Meu parabens e continue sempre assim.

Cordiais saudações

MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 7 maio 2014 | 20:11

Celso,
Isso mesmo, faço pelo oficial, nunca "invento" faturamento, me proponho a fazer uma PROVISÃO, usando como base os índices do governo, como 7, 8% de aumento, se for para compra de equipamentos aumento mais um pouco, mas os bancos não aceitam, só que agora eles querem que assine no papel timbrado deles.
Nunca tive problemas em fazer pelo oficial, pois conto a seguinte historinha e comprovo com documentos, vamos a ela, bem resumidamente:

A cerca de uns 9 anos atras um cliente pleiteou um empréstimo junto a Caixa Econômica, para isso usou os serviços de um escritório de credito (desses que tem aos montes por ai, prometendo conseguirem empréstimos junto ao BNDES), os caras estiveram aqui no escritório e apresentaram um formulário padrão da Caixa com a relação de faturamento dos últimos 12 meses, preenchi com os dados oficiais e assinei, e pediram para refazer aumentando o capital e disseram que "era só para constar" me recusei e disse que "se era apenas para constar não precisavam do documento", não gostaram muito, pediram outros documentos como declaração de imposto de renda (tudo entregue ao sócio mediante assinatura em protocolo), o tempo passou e cerca de 60 dias depois os sócios me informaram que o empréstimo não tinha saído, estranhei, afinal estava tudo certo e o BNDES não pede faturamento e sim as Certidões negativas (vejam no site do BNDES, não existe solicitação de faturamento) mas deixei pra lá.
6 meses depois recebo no escritório um Policial Federal com uma intimação, fui ate lá e me mostraram o processo onde constava a minha assinatura e uma declaração de Imposto de Renda RETIFICADA da empresa aumentando o faturamento da empresa, o processo fazia para te um outro de uma quadrilha presa onde vendiam facilidades em empréstimos e que maior parte estavam foragidos,e o meu apareceu pois a declaração de renda estava menor que o Imposto de renda e isso chamou a atenção dos policiais... mostrei que a declaração estava retificada e depois o advogado provou que a retificadora havia sido enviada apos a retirada e o IP de envio era de são paulo, mas o processo deve ta correndo ate hoje e nunca mais fui chamado, estive mais duas ou três vezes na policia e em uma dessas fiz de certa forma com o delegado e ele em off me repreendeu e disse mais ou menos assim "Doutor como o senhor pode assinar um faturamento daquele? mesmo oficial, o senhor trabalha na Caixa Econômica? Não? então pra que assinar Doutor? a Caixa é um banco FEDERAL, PUBLICO, não se assina nada disso, quer fazer uma, faça em um papel a parte do sue escritório e envie e pronto, mas assinar e o cliente não pagar, o senhor vira fiel solidario, se insistirem conte o que esta acontecendo com o senhor".
E desde então, venho me recusando a assinar o documento do banco, faço igualzinho, mas sem o Logotipo da instituição, só que agora, o ITAU, Bradesco, baixaram uma resolução dizendo que se não for no documento deles o empréstimo não sai, os clientes aceitam os argumentos acima

Por isso perguntei aos amigos se somos obrigados a assinar tais formulários, se existe uma lei, resolução que nos impeça de fazer isso, se alguem souber agradeço muito.

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Rodrigo Marcelo Campos de Almeida

Rodrigo Marcelo Campos de Almeida

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 7 maio 2014 | 21:26

Boa noite a todos,

Realmente esta e uma pratica bastante comum, também tenho recebido esta proposta aqui, esta virando uma pratica comum os bancos solicitar esse tipo de documentos a nos Contadores, e ficamos de pés e mãos atados, pois sempre o cliente acha ruim, e fica um impasse entre cliente e contador, e realmente quem sempre perde somos nós.

Deveriam ter como fazer uma notificação sobre esta fraude em algum lugar, pois sempre e visto essa pratica. Cadê os Conselho de Contabilidade...

DONATO SOUSA ORQUISA

Donato Sousa Orquisa

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 09:08

Bom dia a todos,

Infelizmente perdi 3 clientes esse ano porque recusei fazer um declaração desse tipo, porque CRC ou CFC não adotam um modelo oficial padrão pra isso.

Realmente desmotiva, e reitero, que deveria tomar uma postura são os conselhos.

Assim vamos perdendo clientes... e outros que se dizem "contadores" pintam e bordam por ai.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 09:42

Prezados,
Bom dia!

O pior de tudo, além de alguns clientes que não realizam todas as suas operações mediante emissão de documento fiscal são os bancos, e neste cito os principalmente aqueles que possuem participação pública, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal solicitarem tal tipo de faturamento, ora se estes "compactuam" desta prática totalmente ilegal, cade a fiscalização sobre estes bancos? Porque os únicos prejudicados até então é somente a classe contábil ?

Algo de errado não está certo nessa história...

"100% focado onde houver 1% de chance"
MARIANE CRISTINA PEREIRA MARTINS

Mariane Cristina Pereira Martins

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 20:26

Boa Noite

Recentemente , ocorreu o mesmo comigo . Na qual o banco solicitou em sua relação de documentos a serem encaminhados o FATURAMENTO REAL da empresa , e o mais interessante é que o cliente já chegou com o faturamento prontinho com o valor que o banco certamente falou que liberaria a quantia que ele necessitava , e o mesmo com o valor 15 x mais alto do que o fiscal dele .

Ai eu me pergunto , cadê o Conselho Regional de Contabilidade neste momento ? Pois , recusei assinar , não assino mesmo . E passou 2 horas o cliente solicitou toda documentação da empresa , pois encontrou outro que faz o serviço . É muito desmotivante para nós que trabalhamos com honestidade e ética , e respeito com os amigos de profissão . E sempre tem aquele que age na malandragem . Onde vamos parar dessa forma ?

E até mesmo poderia ter alguma forma de entramos com um processo até mesmo com banco , por incentivar seu cliente a fazer desta forma , pois prejudica somente a nós .

LUCIANA BRITO ALVARENGA MARSARI

Luciana Brito Alvarenga Marsari

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:36

Mariane ,gostaria de poder fazer algo sobre isso , pois os gerentes dos bancos são os primeiros a falar para nossos clientes que fazer este faturamento fraudulento não tem problema algum , que o contador que não faz é pura por má vontade ,que não da nada , semana passada veio uma pessoa me procurar falando que queria trocar de contador porque o que ele tinha não prestava ,foram estas palavras ,quando perguntei qual o motivo de tanta revolta adivinha ,ele tirou o tal faturamento do com papel timbrado do Itau e disse que o contador não quis assinar ,questionei sobre os lançamentos da empresa , acredite esta pessoa tem uma ótica há 8 anos e nunca emitiu uma única nota fiscal , eu não acreditei ,e queria ter um faturamento para poder obter um crédito no banco de nada menos que R$30.000,00 mensais , eu disse para ele que eu também não seria uma boa contadora para ele ,pq jamais assinaria uma coisa que não fiz ,ele me ofereceu dinheiro para assinar e a promessa de trazer sua contabilidade para meu escritório ,pode uma coisa dessa !! bom fiquei sem o cliente é claro ,mas precisamos dar um jeito de acabar com esta bagunça que virou nossa profissão !! Grande Abraço

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:47

A Ética e o Profissionalismo devem sempre imperar.

O Gerente do Banco não tá nem aí com o faturamento da empresa, porque ele quer vender os seguros e demais porcarias que os bancos nos empurram quando precisamos de algum crédito.

E o cliente (se é que podemos chamar esses assim), precisam da grana...

Parabéns à todos que não aceitam esse tipo de coisa... demoramos tantos anos para nos formar, ter experiência, apanhamos tanto dessas maluquices do governo e ainda temos que aguentar esse tipo de pressão.

Mas infelizmente, como diz o ditado, só podemos reclamar com o Papa.. pois o CRC e CFC não estão nem aí com isso...

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
ADEILDO

Adeildo

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:58

Olá bom dia a todos, sempre vislumbraremos com este tipo de situação, durante anos como contabilista, perdi vários clientes, pois
os mesmo, sempre questionaram o motivo da minha recusa em fazer estas declarações de superfaturamentos, pois sempre primei pela ética
profissional dos contabilistas sérios deste país, mas infelizmente sempre tem os maus profissionais, em virtude de manter uma carteira de clientes fazem de tudo para manter estes tipos de ilegalidades, já discutir inúmeras vezes com gerentes de bancos e jamais fui conivente com estes descaminhos, se todos os profissionais contabilistas do País diante desta situação, tivesessem as mesmas posturas e atitudes, sempre visando a Ética profissional, não teríamos que sujeitar a este tipo de bravatas, unidos seremos soberanos diante desta lastima que assola nosso País, que São Mateus nosso padroeiro, nos oriente e abençoei sempre, amem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade