x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.056

YNA CRISTINA

Yna Cristina

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 19 janeiro 2008 | 12:15

Bom dia!
Uma cooperativa de transporte, adquire peças para veículos e combustível para os seus cooperados, que usam os seus própiros veículos. A cooperativa compra em seu nome e paga com seu cheque e no final do mes, desconta de cada cooperado o que ele gastou. Como fica o lançamento contábil ? esse desconto lanço como adiantamento? e onde fica essa conta no plano de contas?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2008 | 12:02

YNA

Pelo pgto das despesas pela cooperativa contabilize como DESPESA
Pela Folha ou Recibo pago ao cooperado credito recuperação de despesa.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 16:59

Prezadas colegas, estou aproveitando o tópico para também tirar uma dúvida sobre cooperativas. Estou fazendo a contabilidade de uma cooperativa pela primeira vez e estou tendo muitas dúvidas com relação ao PLANO DE CONTAS. Será que vcs poderiam de dar sugestões, modelos, algo para comparar com o que estou produzindo?
Desde já agradeço.
Cris

MARTINIANO GONÇALVES

Martiniano Gonçalves

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 17 anos Sábado | 29 março 2008 | 11:25

Caros colegas,
a minha duvida é mesma que a da colega Cristiane. Pois a cooperativa que estou trabalhando é de açaí, no qual os cooperados produzem o açai, vende para a cooperativa, e a mesma vende para seus clientes. Nesse caso a contabilização pode ser lucro presumido; a GFIP e sem movimento; o recolhimento da GPS é individual, cada um recolhe o seu como trabalhador individual(produtor rural) ou a cooperativa desconta e recolhe de todos?
Eu tenho muito intereese em aprender lidar com cooperativa já que esta surgindo outras e conto com voces.
Abraços!

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Domingo | 30 março 2008 | 20:22

Prezado Martiniano, boa noite!

Ainda estou engatinhando no quesito cooperativa ok rsrs!! Mas se quiser posso partilhar com vc minhas descobertas e tornar nosso estudo individual em dupla de estudos, o que acha?

Bem pelo que estou vendo por sua pergunta, sua cooperativa tb é de trabalho como a minha certo?
A forma de tributação é lucro presumido mesmo. No caso da minha tenho GFIP, GPS tudo normal como as meus clientes lucro presumido.
Aprendi que as mudanças no Plano de Contas, referem-se apenas a nomenclatura mesmo (Receitas - na cooperativa devem ser identificadas como INGRESSOS e as Despesas chamamos de DISPÊNDIOS.
Se desejar posso encaminhar o material das minhas pesquisas para seu e-mail.
Aproveito a oportunidade para te dizer que estou aprendendo muito no portal do cooperativismo, segue abaixo o link do site:
http://www.ocesp.org.br/sescoop/default.asp

Basta que vc faça um cadastro e logo vai estar descobrindo muitas coisas sobre esse novo mundo.

Um abraço e bons estudos.
Da colega
Cris

MARTINIANO GONÇALVES

Martiniano Gonçalves

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 17 anos Domingo | 30 março 2008 | 20:57

Cris, obrigado pela atenção.
É a primeira vez que trabalho com cooperativa, por isso tenho muitas duvidas, sendo que essa cooperativa já está registrada desde 2006, e só agora chegou em minhas mão para que eu faça a contabilidade.
Mande o material que você tem para o meu e-mail que
@Oculto.
Desde já muitissimo obrigado, e eu já me cadastrei no portal do cooperativismo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade