x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 55.357

bancos: bem ou direito

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 10:45

Luiz Montovani,

Na minha opinião, eu considero bens, por se tratar de coisa palpável(dinheiro-apesar de estar em banco, mas a qualquer momento pode pegá-lo).

Espero que outros colegas possa se pronunciar sobre o fato.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 10:49

oi, pode-se entender que são as duas coisas:
o dinheiro da empresa depositado numa conta-corrente no banco é um bem numerário;
esse mesmo dinheiro pertence à empresa logo a empresa pode sacá-lo a qualquer momento.

Natã Portella da Silva

Natã Portella da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 11:04

Bom Dia Luiz Mantovani,

Conforme Peri disse eu considero as duas coisa tanto bens como direito, pois no momento que eles esta depositado no banco a empresa terá o direito de sacar futuramente, e no momento do saque tornar -se bens pois o dinheiro estar em mãos !

Ricardo William Ferreira de Freitas

Ricardo William Ferreira de Freitas

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Processos
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 14:18

Ola, Luiz Mantovani. Boa tarde.

Eu particularmente não consigo enxergar a CC do banco como um bem, uma vez que este é de posse de terceiro e portanto um direito.

Quando realizamos um saque (conta -> caixa), temos o montante no caixa, logo um bem.

Agora, quando realizamos uma transferência bancária (conta -> conta), temos um montante de direito da entidade que utilizamos para transferir a uma outra conta de direito nosso ou de direito de terceiros.

Abraços!

"O medo pelo sangue tende a criar o medo pela carne." Silent Hill

[email protected]
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 14:28

Eu prefiro analisar da seguinte forma: é um bem palpável, pego a qualquer momento, apenas está guardado em um banco, como poderia estar guardado em um cofre na empresa.

Agora, se tenho um empréstimo a receber, que ainda não venceu(não posso pegá-lo a qualquer momento que a empresa desejar, tenho que esperar o vencimento), aí sim, considero um direito.

Um abraço a todos,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade