x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.288

Contabilização

Daniele Tisuky

Daniele Tisuky

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Controladoria
há 11 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 07:48

Bom dia a todos,

Estou com uma grande dúvida, li respeito em outros tópicos, mas são antigos, então não sei se saiu alterações.

Estou com meus balancetes com saldo em prejuízos acumulados de meses anteriores e agora estou com as contas de lucros acumulados também nestes balancetes, a empresa no qual estou me referindo é lucro presumido e Ltda, minha dúvidas é posso ficar com saldo nestas contas ou terei que transferir para outra conta, caso sim como ficaria o lançamento, outra coisa irei distribuir este lucro como fazer esta distribuição contabilmente, uma vez que não será distribuído todo o lucro para os sócios, só parte dele mensalmente.

Agradeço a todos.

Tobias Watzko Batistuti

Tobias Watzko Batistuti

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 08:19

Bom Dia Daniele.

No primeiro caso, acredito que você deverá ficar com saldo apenas em umas das duas contas, ou lucros ou prejuízos acumulados, faça a transferência de uma para a outra.

No segundo caso a distribuição de lucro você faria da seguinte forma:

D – Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)
C - Lucros a Pagar (Passivo Circulante)

Depois faz o pagamento a caixa ou a banco conforme realizado.

Espero ter ajudado.

"Carpe Diem" - Façam valer a pena!
Daniele Tisuky

Daniele Tisuky

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Controladoria
há 11 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 10:19

Tobias Watzko Batistuti , Obrigada pela resposta, mas uma dúvida esta transferência deste prejuízo não seria somente para empresas do lucro Real não?
Outra coisa e o restante do lucro que eu não distribuir segundo alguns autores não poderia ficar em lucros acumulados, então onde ficaria em reservas de lucros será?

Tobias Watzko Batistuti

Tobias Watzko Batistuti

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 11:31

Daniele,

Nenhuma empresa pode ficar com saldo de lucros acumulados e prejuízos acumulados no mesmo período. Mesmo a empresa sendo do simples ou presumido, ou real deve sim fazer a transferência.

Sobre a conta lucros acumulados, pelo meu conhecimento você pode sim deixar ela com saldo no balanço, mas observação, sempre com saldo credor, única diferença se dá nas empresas de ações conforme se desprende do item 115 da CT 03 - Esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008, aprovado pela Resolução CFC 1.157/2009.

"Carpe Diem" - Façam valer a pena!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade