x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 974

Contabilização extemporanea de arrendamento mercantil

Luciana

Luciana

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 15:32

Boa Tarde! Já pesquisei em outros tópicos mas não achei nada relacionado a minha dúvida. É o seguinte: a empresa adquiriu em 2008 um veiculo através de arrendamento mercantil. Na época a empresa emitiu uma nota fiscal em nome do banco e não da empresa. Acredito que este seja o motivo pelo qual a nota não entrou no sistema fiscal da empresa e consequentemente na contabilidade. Pelo que sei na época bem comprado através de leasing não poderia ser reconhecido como ativo imobilizado da empresa, a lei ainda não havia sido alterada. Segue então as dúvidas: 1) posso lançar hoje esse bem incluindo no ativo imobilizado da empresa? 2) O veiculo foi vendido, como lançar a receita desta venda, já que o bem não consta na minha contabilidade. 3) Existe alguma forma de acertar essa questão, já que tenho como comprovar o pagamento das parcelas do leasing (estão lançadas na contabilidade D- despesa C- Arrendamento Mercantil).
Se alguem puder me dar uma solução, agradeço.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 11:01

Prezada Luciana,

A primeira coisa que precisamos levantar é se o leasing já foi totalmente quitado? Se não, a empresa nem se quer poderia tê-lo vendido, pois, na operação de leasing a posse legal do bem é do agente financiador (geralmente algum banco). Caso o leasing já tenha concluído o banco deve ter emitido uma nota fiscal para transferir a posse para a sua empresa, portanto, você contabilizaria a entrada do veículo através desta nota. Consequentemente, a venda poderia ser feita e registrada nos moldes normais. Quanto aos pagamentos você pode comprová-los através das saídas monetárias do banco. Estas são os pontos que você necessita verificar e posteriormente proceder as contabilizações devidas.

Em caso de permanência de duvidas, favor detalhe-as para que possamos ajuda-lo.

At.
Marcos Vinicius

Luciana

Luciana

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 13:32

Boa Tarde, Marco Vinicius!

Obrigada pela resposta.

Esclarecendo melhor....
O leasing foi contratado em 24 meses, portanto já esta totalmente quitado. O banco não emitiu nota, mas fez a transferencia do veiculo para a empresa, conforme consta no CRV.

A dúvida que ainda permanece é, somente com o documento do carro, vou poder contabilizar este veiculo na data atual, já que o pagamento finalizou em 2010?
Como seria essa contabilização?

Atc.

Luciana

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 14:12

Luciana, se fosse você procuraria me informar com o pessoal envolvido na época, pois, o banco obrigatoriamente tem que algum documento aceito fiscalmente para a transferência do veículo e com base nesse documento é que deveria ter sido feito a contabilização. Caso você não ajuste a entrada de tal documento fica impossibilitada de contabilizar a vendo do veículo, uma vez que não tenho o bem em minha posse, como posso vende-lo?

Quanto a contabilização do procedimento de venda de imobilizado segue link: Venda de imobilizado - contabilização.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade