x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.261

Nilton Santos

Nilton Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 08:25

Em que grupo lanço o cheque pre-datado no balanço?
Uma vez que há uma conta específica para o mesmo dentro do grupo de contas de creditos a realizar, mas neste grupo as contas desmembram-se no balanço!

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 08:46

Nilton,

Você deverá demonstrar os cheques pré-datados via Passivo Circulante ou até Realizável a Longo Prazo (em raríssimos casos) em contas analíticas próprias com essa denominação. Todavia, o que aconselho é criar contas com título do nome dos fornecedores/credores para quem os cheques foram emitidos.

Aqui vale a regra pela qual a elaboração do plano de contas deve obedecer aos interesses dos usuários da contabilidade, principalmente os internos.

Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Nilton Santos

Nilton Santos

há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 09:00

Obrigado Revson, mas os cheque que me refiro são recebidos e não emitidos, compreendo que o mesmo faça parte do Ativo Circulante, mas a dúvida é se devo descreve-lo no balanço ou enserir em outras contas a receber?

Mais uma vez muito obrigado!!!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 09:14

Nilton

Simplesmente voce faz o seguinte:

Pelo recebimento dos cheques

D-CAIXA
C-CLIENTE (ATIVO)

Quando o cheque for depositado

D-Banco
C-Caixa

Voce poderia até abrir uma conta de caixa exclusivamente para esta finalidade, mas não há necessidade.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 09:24

Discordo!

Entendo que se os cheques são pré-datados, a dívida do cliente ainda não foi quitada. Portanto, você deverá lançar a conta com título do Cliente.

D - Cliente (AC)
C - Receitas (CR)

Quando houver o efetivo pagamento pelo depósito dos cheques na data pré-estabelecida:

D - Bcos c/ movimento (AC)
C - Clientes (AC)

Revson

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 10:11

Voce tem o direito de Discordar Mas,

No teu esquema os cheques ficam soltos dentro da empresa, ou seja fica sem registro nenhum. Do jeito que voce faz dar margem a o funcionario que guarda os cheques manipular os depositos. Se o cliente for de agrado do funcionario ele deposita o cheque quando quizer. Por isso eu uso o esquema acima ou uso o esquema da COSIF que é:

D-cheques Pre-datado
C-CLIENTE

Ha,numa contabilidade séria não se contabiliza a Receita pelo recebimento do cheque. A receita é contabilizada PELA NOTA FISCAL quando a mercadoria for entregue.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 10:23

Meu caro Messias,

E a NF não é emitida pela venda...? Se houve recebimento, mesmo que via cheque pré-datado, pressupõe-se que houve a devida emissão de Nota fiscal pela entrega de um bem a algum cliente, que em contrapartida, pelo pagamento, fez uma compra parcelada pelos cheques pré-datados... ou seja, uma venda.

Podemos dar aquele título, cheque pré-datado, uma classificação parecida com a de uma nota promissória, deixada pelo cliente com a empresa, como garantia de que a sua dívida será quitada. Neste momento, entendo que ainda não há a efetiva entrada de qualquer numerário que respalde uma lançamento na conta Caixa, do Ativo Circulante.

...

Nilton Santos

Nilton Santos

há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 11:17

Aqui na empresa contabilizamos da seguinte froma:

D. Cheques pre-datados
C. Adiantamento de clientes

Uma vez q o título ainda não venceu;

No vencimento baixamos as contas mencionadas acima e o título contra o banco:

D. Adiantamento de clientes
C. Cheques pre-datados

D. Banco (depósitos efetuados)
C. Dupl. a Receber - Clientes

Mas a minha maior dúvida é em relação ao balanço. As dicas acima já estão servindo como base, valeu!!!

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 14:15

Interessante Nilton! Mas não acho que esses lançamentos são os mais apropriados, uma vez que seus clientes não estão lhe adiantando nada, pois continuam em débito com a empresa...

Acredito que da forma supracitada por você, a informação estará distorcida... Analise comigo: há um certo conflito nessas contas Cheques pré-datados (AC) e Adiantamentos de Clientes (AC).

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade