x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 24.074

Check List - Para novo cliente

Albanizia Brito de Araújo

Albanizia Brito de Araújo

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 14:18

Estou iniciando contabilidade para algumas empresas e como sempre não tenho uma visão ampla do que se deve solicitar, como formar meu preço de honorário, entre outras coisas. Alguém poderia me ajudar com as seguintes quetões:

1 - Check list para passar para o novo cliente de como é a empresa. Quais as informações que devo perguntar ao cliente.

2 - Ckeck Lista para o antigo contador.

3 - Tomar que base para formar os preços dos honorários. Deveria fazer contrato de prestação de serviços? O pagamento deveria ser por RPA? Na verdade como formalizar um vínculo de ambas as partes, já que sou funcionária de uma empresa.

4 - Quais programas poderia utilizar? Se eu só tiver um cliente é interessante comprar um programa ou utilizar ferramentas do excel.

Agradeço pela atenção e toda ajuda será válida

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 16:39

Olá,

Vou tentar lhe ajudar mas não sei se entendi direito a pergunta...

1) voce deve solicitar ao seu cliente os documentos necessarios para contabilizar, ex: relatorio contas a pagar, contas a receber, relação estoque, movimentação caixa, extrato bancário...etc.

3) que base vc toma para formar honorario aí eu não sei, mas com certeza deve fazer um contrato de prestação de serviços.

4)`acho bem interessante um software para contabilidade.

Até mais.

Tiago Galas Brito

Tiago Galas Brito

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 17:50

Vi um modelo como esse em um escritório onde trabalhei...
se alguem tivesse um parecido seria interessante.
Nesse documento tinha todos os documentos que deveriam ser exigidos, como contrato social e aditivos, contrato de aluguel, duplicatas, nf's e etc... Só para ter um direcionamento...

Tiago Galas
Montenegro Contabilidade

Quer se manter atualizado?
https://www.blogabilidade.blogspot.com
JOSE MARCIO DO NASCIMENTO

Jose Marcio do Nascimento

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sábado | 9 fevereiro 2008 | 21:45

Boa noite Brito,

Só pra acrescentar a resposta já enviadas pelos colegas, gostaria de lhe dá algumas dicas importantes pra lhe ajudar no sentido de estabelecer um roteiro na contratação de novas empresas.
1-Solicitar todo acervo contábil, fiscal e trabalhista;
2-Solicitar contrato social e alterações;
Para estabelecer o valor do contrato para prestação do serviço deve-se levar em conta alguns aspectos que são muito importantes:
1-forma de tributação(Lucro Real ou Presumido)
2-numero de funcionários;
3-faturamento mensal e
4-ramo de atividade

Acho conviniente antes de dá inicio ao serviço fazer uma pesquisa de situação fiscal e cadastral da empresa pra saber se a mesma tem pendencias a serem sanadas.

espero ter ajudado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 9 fevereiro 2008 | 22:05

Boa noite,

Vou fugir um pouco da imprescindível linha das providências a serem tomadas no que diz respeito a documentação, forma de tributação, número de funcionários e a outros aspectos de igual reelevância, e comentar um item que acho fundamental.

A real intenção do futuro empresário.

Se a pessoa que lhe procura, o faz apenas porque "estão exigindo" que constitua uma empresa para evitarem o vínculo empregatício, ou se ela deixa claro que não concorda em pagar impostos achando que o contador deve "dar um jeito" para que pague o menos possível, é aconselhável que você deixe claro que você não "dá jeitinhos" e que ele bateu no endereço errado.

Se você concordar em "dar um jeitinho" ao invés de propor-lhe um estudo tributário que indique a forma tributária menos onerosa, tenha certeza de que a partir daquele momento você firmou um acordo tácito de trambiques e sonegação de difícil retorno. Este cliente vai exigir-lhe cada vez mais por cada vez menos, não há fidelidade, e quando você se der conta, está verdadeiramente enrascada, posto que literalmente trabalhou para isto.

Por outro lado dispense especial atenção àqueles que querem realizar seus ideais constituindo empresas para o que sabem fazer. Os que apostam no futuro, que querem fazer de sua empresa o sustentáculo de várias gerações.

Estes gostam "das coisas certas", ouvirão seus conselhos, acatarão suas instruções e merecem, portanto, todo seu apoio, pois enquanto clientes serão também seus amigos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade