Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 7.751

Escrituração de extrato bancário

Elizangela Martins

Elizangela Martins

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 21 dezembro 2013 | 12:44

Ola, bom dia a todos, minha duvida é a seguinte:
Posso regerar lançamentos contábeis somente a partir do extrato bancário, ja que a empresa extraviou os devidos comprovantes pagamentos de despesas pelo fato de não estar sendo feito apresentação anual de balanços (Estou implantando agora, com a obrigatoriedade do regime de caixa, a contabilidade no escritório). Dessa forma a contabilidade ficaria o espelho do extrato...
Como proceder neste caso?

Ps: Só possuo em mãos NFs. de Entradas e Saidas.
A escrita fiscal e Departamento pessoal estão em dia,
só não estava sendo feito a Contabilidade.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 21 dezembro 2013 | 16:43

Boa tarde Elizangela

Utilizo muito o extrato para fins de conciliação e saldos, mas como documento base para registro não gosto muito. Mas se tratando de que você optou pelo regime de caixa e é escriturado somente na movimentação contábil, ou seja as NFs foram registradas no fiscal, então não vejo problema algum. Pra ficar mais fácil lembra de pedir que eles te forneçam o extrato consolidado do mês.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Domingo | 22 dezembro 2013 | 12:25

Oi, elisangela! caso a movimentação financeira passa pelo banco, não ha problema em utilizar os estratos; ate porque para a maioria das atividades torna-se impressindivel p/a firma manter c/c.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 10:30

Bom dia Elizangela.
Prezada, Os lançamentos originado pelo banco, como taxas, tarifas IOF, Juros, este sim podem ser apropriados somente com base no extrato. Os demais pagamentos da empresa, devem ser comprovados com documentos fiscais idôneos. Se a sua empresa estivesse no Lucro Real, todos estes lançamentos deveriam ser adicionados para calculo do IR. O extrato do banco, não indica o tipo de despesa, por isso não serve como comprovante para apropriação na contabilidade. Como você disse que esta implantando o balanço, nota se que não há mais nada a fazer. Todavia, a partir da implantação, exija de seu cliente mensalmente, os documentos relativo aos pagamentos efetuados...

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2013 | 13:28

Olá, boa tarde a todos!

Como bem disse o Agnaldo do Espírito Santo, o extrato bancário é um comprovante da movimentação bancária e somente despesas pagas ao banco podem ser contabilizadas com base no extrato. Todas as despesas precisam de documento hábil, os pagamentos em cheque por exemplo devem ter os documentos que correspondem a despesa paga.
Nestes casos, deve-se solicitar ao responsável da empresa os comprovantes de pagamentos e solicitar para que ele organize melhor o setor financeiro utilizando livros caixa e de contas correntes.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2013 | 13:31

Boa tarde Aline Cavalcanti!

Os débitos que se apresentam no extrato bancário em que não se consegue identificar o tipo de despesa, o caminho é procurar o gerente da conta corrente no banco e solicitar o comprovante ou que possam identificar qual o tipo de despesa.

Os bancos criam históricos cada vez menores e não são todos iguais, por isso deve-se procurar a própria agência bancária para identificar os lançamentos do extrato bancário.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade