x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.610

Livro de Caixa & Caixa 2

Breno FM

Breno Fm

Iniciante DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 09:14

Bom dia,gente.

Sou novato na área contábil e estou tendo dúvidas com a escrituração em livro caixa.
Uma escola particular me contratou e pediu pra que eu desse uma organizada.Ela é do Simples Nacional,e até hoje só trabalhou com livro caixa,nada de diários e nem balanços.Quem sempre fez a contabilidade interna foi uma técnica contábil.
A minha dúvida é quanto àquele dinheiro que vem por fora,por exemplo,quando pais de alunos pagam matrícula na escola ou mensalidades e dispensam o boleto que a escola faz todo mês,ficando esse dinheiro no cofre interno da escola.
E aí,como eu vou poder escrever essa entrada de dinheiro no livro de caixa de forma legal?
É possível?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 10:00

Ola Breno,

Praticas ILEGAIS, não são aceitas e nem discutidas aqui no forum.

Sugiro a algum moderador, a exclusão do topico,

obrigado.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Breno FM

Breno Fm

Iniciante DIVISÃO 3
há 11 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 10:50

Me desculpe,Jose Cisso se eu possa ter parecido presunçoso ou com segunda intenções,
mas eu bem já sei que essa prática é ilegal e sonega impostos para a União.
Devo lembrá-lo de que sou novato,mas não sou leigo no assunto.
Só queria perguntá-los o que poderia fazer nessa situação.
Grato.

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 11:07

A melhor coisa nestes casos é conversar com os responsáveis pela empresa, e demonstrar pra eles as consequências deste tipo de prática! E solicitar aos mesmos que seja contratada uma empresa de auditoria para fortalecer as práticas administrativas e financeiras, respaldando, onde for possível, ajustes na contabilidade.
Essas situações são muito chatas para nós contadores, mas ao mesmo tempo é essas situações que nos dão oportunidade de mostrar conhecimento e profissionalismo. Breno, continue assim, não se deixe influenciar pelo seus clientes, seja firme e exija que a empresa se corrija imediatamente.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 14:04

Boa tarde amigos.

O Jose Cisso tem tem razão, mas deixei rolar porque tem algo estranho na pergunta do Breno Fm, senão vejamos.

A minha dúvida é quanto àquele dinheiro que vem por fora, por exemplo,quando pais de alunos pagam matrícula na escola ou mensalidades e dispensam o boleto que a escola faz todo mês,ficando esse dinheiro no cofre interno da escola.

Breno, quando você se refere ao "dinheiro por fora" esse dinheiro não é por acaso pago pelos alunos matriculados regularmente? Esses alunos constam na pauta escolar? Se sim, o fato de não ser pago através de boleto, não tira a legalidade do recebimento e nesse caso, não se trataria de caixa 2, coisa que como disse nosso amigo José Cisso, não permitimos aqui no Fórum.

Caso realmente se trate de Caixa 2 o assunto morre aqui.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 14:21

Breno

Os pais de alunos vão até a escola e pagam diretamente o valor da mensalidade na tesouraria, em dinheiro. A escola então emite o recibo de pagamento de mensalidade, uma via fica com o aluno e a outra na tesouraria, com posse desse recibo você contabiliza essa receita.

Boas festas

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Breno FM

Breno Fm

Iniciante DIVISÃO 3
há 11 anos Terça-Feira | 24 dezembro 2013 | 16:47

Gente,muito obrigado pela ajuda e participação.
Não conheço outro fórum com tantas pessoas ativas como esse de Contabilidade.
Sobre as dúvidas quanto ao meu trabalho:

Luiz José,sim,alguns pais pagam aqui na escola por seus filhos que estão devidamente matriculados e infelizmente acabam deixando os boletos de lado.O problema era como eu poderia contabilizar isso no livro de caixa.

Clovis,gostei muito da sugestão,assim eu consigo ter um documento legal,fácil de fazer e de manter.

Creio que um dos grandes problemas do Brasil é a sonegação de impostos,e quem paga cada vez mais fica frustrado por ver os outros se dando bem na ilegalidade.Felizmente ainda temos alguns fiscais que são muito honestos e que repreendem essas práticas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade