Thallys
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde pessoal!
É o seguinte, sou formado em contabilidade, tenho CRC, trabalhei 3 anos em um escritório contábil na área fiscal.
Porém sei algumas coisas de dp e contábil, mas não tenho experiência.
Apareceu uma empresa agora de um familiar pra eu fazer a contabilidade.
As dúvidas são muitas:
- Devo me registrar em algum lugar além do CRC para prestar serviços para as empresas ou devo fazer abrir um microempreendedor individual?
-O que devo fazer para estar devidamente habilitado para o exercício da profissão?
- Devo emitir notas fiscais de prestação de serviços?
- É necessário um contrato de prestação de serviços contábeis?
- Nunca declarei IR, vou ter que passar a declarar?
- Preciso ter contabilidade da minha própria empresa?
- Vou trabalhar em casa mesmo, como devo registrar?
- Não tenho software contábil, penso em comprar, mas tem como fazer sem ter um software pelo menos agora no início?
Preciso do passo a passo como fazer estas coisas, pois estou começando e não sei como agir.
Sobre a empresa do meu familiar:
Será uma empresa de prestação de serviços, não sei ainda onde enquadrar (Simples, Lucro Presumido ou MEI), como saber o melhor regime de tributação?
Como faz o registro da empresa, por onde começar?
Será uma empresa de digitalização de dados (informática)
Qual CNAE usar?
Alguém pode me passar a lista de obrigações mensais e como fazer? (por exemplo SEFIP, GFIP, RAIS, DIRF, etc)
Gostaria de um resumo bem prático de como agir, preciso começar e aprender, pois não tive oportunidade de aprender as outras áreas além do fiscal.
Desde já agradeço a atenção de todos e peço desculpas por postar tudo assim, mas são muitas dúvidas que temos no início, infelizmente na faculdade não aprendemos a prática.