x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 952

Nota de Débito - quando utilizar ?

paulo silva

Paulo Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 31 dezembro 2013 | 09:55

Caros colegas,

tenho dúvidas com relação a Notas de Débito. Quando elas podem ser utilizadas ?

Tenho um fornecedor do qual comprei um equipamento que só será entregue em alguns meses. Estou pagando 50% adiantado. Ele quer me enviar uma nota de débito para receber o meu adiantamento. Isso está correto ou deveria utilizar uma NF para entrega futura ? Caso a utilização da Nota de Débito seja correta, posso contabilizar o equipamento no meu ativo com base nessa nota ?

obrigado,

Paulo Silva

Gustavo Henrique Nogueira

Gustavo Henrique Nogueira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 31 dezembro 2013 | 10:01

Bom dia Paulo!

Diante dessa situação aconselho utilizar uma nota de simples faturamento onde será apenas cobrado o valor da operação, quanto ao registro do equipamento no ativo mediante ao pagamento, isso não poderá ser feito tendo em vista que o mesmo deverá ser registrado conforme a chegada do mesmo na empresa.

Os lançamentos contábeis para a imobilização do equipamento conforme falei anteriormente serão:

Pelo pagamento das parcelas

D - Pagamentos antecipados (Ativo)
C - Disponível

Pela chegada do bem

D - Imobilizado
C - Pagamentos antecipados

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade