x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 8.301

HELP em Contabilização de Restaurantes

Elaine Modesto Miranda

Elaine Modesto Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 15:20

Olá amigos!

As compras feitas no restaurante referente Arroz, Feijão, Carnes, Gás, Papéis (tanto higiênico ou toalhas), Sabão, Bebidas e etc... Como é feita a contabilização. Uso e consumo, Compras para comercialização ou Estoque????? Se tiverem algum embasamento legal, por favo, será de grande ajuda também.

Obrigada!!!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 16:16

Elaine

inicialmente as compras referentes a arroz, feijão, etc. tem que ser lançadas em estoques para assim, depois, apurar o CMV, que nos dará o lucro bruto. Despesas com gás, papéis entra como uso e consumo, pois são consumidas na manutenção da atividade da empresa. Um restaurante normalmente não tem estoque final, pois alimentos perecíveis, não da pra estocar, são consumidos. Neste caso lança como CMV o EI+compras-Estoque final(se houver) e não como despesa.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
luiz delmar garbinatto

Luiz Delmar Garbinatto

Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 16:40

Clóvis, estou lhe dirigindo esta pergunta porque está muito próxima a situação

Recebimento através de cartão de crédito e débito CIelo na rede hoteleira, tanto do cartão presencial quando do não presencial.

Como contabilizar se não emitimos uma nota fiscal a cada venda ou reserva ou ainda pré-reserva ? isto dependeria da associação de um cpf ou cnpj quando da reserva ou check-in, mas a cielo não nos fornece no relatório, para pessoa jurídica nenhum identificador de cpf ou cnpj.

Claro que se tivessemos implementado um ECF isto estaria teoricamente resolvido mas não é o caso. A NF não foi emitida durante todo estes períodos 2012 e 2013.

Vou faturar isso contra quem ? posso consolidar através do extrato do banco no qual a maquina cielo está vinculada, mas mesmo assim, não identifico a quem foi o emitente ou o recebimento e isto está virando uma bola de neve.

O extrato do banco X extrato da cielo identificando cada pagamento não está integrado. O Banco credita um bolo de valores (que teoricamente teriamos que consiliar e o mesmo já vem descontado das taxas cobradas pela cielo, tanto nos valores a crédito quanto a débito misturadamente.

Resumo: impraticável a consiliação.

Como fazer agora para contabilizar a minha PJ de hotelaria se não tenho as notas mas tenho os valores creditados no extrato do banco ?

Me dá uma Luz para sair deste tunel, obrigado...

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 09:20

Luiz
Bom dia!

Com relação aos anos anteriores, infelizmente não sei como regularizar essa pendência, sugiro tentar compor os valores pelo extrato bancário.

A partir de agora, o importante seria fazer um controle rigoroso das receitas no tocante as reservas. Solicite ao cliente que assim que efetuar o pagamento via cartão, entre em contato com o hotel, informando os valores, prazos e data de pagamento. Lance todas as informações numa planilha, emita recibos de reserva que são válidos como documentos contábeis e faça a conciliação pelo extrato bancário, procure saber com os administradores do cartão, os valores precisos das taxas e tente compor os valores do extrato.

Só com um controle super rigoroso você irá solucionar o problema. Prestamos serviço para uma pequena pousada, e eles procedem desta maneira que te passei e tem dado resultado. No seu caso o movimento deve ser bem maior, mas acredito que é a melhor sugestão no momento.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: