x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 17.288

Jéssica Antiquera Lopes

Jéssica Antiquera Lopes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 11 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 16:04

Boa Tarde,

No ano de 2012 foi contabilizado a compra de um veículo, com os seguintes lançamentos:

D: veículos
C: empréstimos Banco X no valor de R$ 200.000,00 (36 parcelas)

D: Juros ativos
C: empréstimos Banco X no valor de R$ 40.000,00

Mensalmente o seguinte lançamento:

D: Encargos S/ Empréstimos
C: Juros Ativos no valor proporcional a 36 meses

Em 2013 este veículo foi vendido e a divida foi transferida, agora como devo contabilizar o saldo restante do juros ativo até a data da transferência da dívida?


Att,

Jéssica

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 17:44

Boa tarde Jéssica,

Reveja seus lançamentos,

Pelo acima exposto você não registrou o pagamento das parcelas que deveriam ser lançadas a débito da conta "Empréstimos Bancários" no Passivo Circulante e a crédito da conta "Banco Conta Movimento" no "Ativo Circulante".

Os juros (encargos) a curto prazo devem ser lançados na conta de "Juros de Mora" redutora da de "Empréstimos Bancários" no Passivo Circulante e na medida em que se encerra o mês transferidos para conta "Juros de Mora" na de "Resultados" e, se a longo prazo, na de "Juros de Mora" redutora da de "Empréstimos Bancários" no Passivo Não Circulante.

Se você nos der mais informações, tais como o prazo do parcelamento, as datas de aquisição e venda, o total da depreciação até a data da venda e o valor desta, ficará bem mais fácil para alguém orientar-lhe a contento.

Se não, promova pesquisa no banco de dados do Fórum acerca do assunto. Estou certo de que obterá as respostas que procura, pois já foram, postados várias mensagens acerca do assunto, inclusive com exemplos numéricos.

...

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade