x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.278

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 12:44

Boa tarde a todos do Fórum Contábeis, Preciso de uma ajuda para contabilizar um parcelamento de uma Empresa.
Qual a forma correta de se contabilizar a provisão do parcelamento?
E a forma correta de se contabilizar o pagamento?
Já verifiquei vários temas relacionados a isso mas confesso que estou ainda nesta duvida.

Desde já agradeço pelo ajuda!!

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 13:01

Julio Bom Dia .
Parcelamento de que? impostos? financiamento? emprestimo? detalhe mais sobre sua pergunta que assim poderei te da uma resposta mais objetiva

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 14:34

boa tarde lara

trata-se de parcelamento de imposto federal. código da receita:1285. lei 11941/09-rfb-demais debitos art.3º.
eu lancei assim:
valor r$20.000 c/juros - 40 parcelas - r$500,00 cada
provisÃo:
d- imposto Á pagar (pc) 20.000
c- parcelamento (pc) 20.000

pagamento:
d-parcelamento 450,00
d-juros pagos 50,00
c-caixa/banco 500,00

e quanto a conta imposto Á pagar como fazer as deduÇÕes conforme forem pagas as parcelas para zerar esta conta.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 14:46

Júlio,

Está errado essa contabilização.

Você tem o valor do parcelamento e dos juros separados? Vou fazer um exemplo e você use para contabilizar os valores que você tem aí.

Você mencionou que a dívida é de 20.000 reais correto? No meu exemplo irei colocar como se dentre esses 20.000,00 reais, 500,00 reais seja de juros.

Portanto na Provisão:

D- Impostos (Resultado) - verificar a que se refere esse imposto - 15.000,00
D- Encargos Financeiros a Apropriar (Ativo) - 500,00
C- Impostos a Pagar (Passivo) - 20.000,00

No pagamento:

D- Impostos a pagar - 500,00
C- Caixa ou banco - 500,00
D- Juros Passivos (Resultado) - 12,50 - (pega o valor dos juros completos, nesse caso 500,00 e divide-se pela quantidade de parcelas = 40 que você mencionou)
C - Encargos Financeiros a Apropriar (Ativo) - 12,50

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Lara

Lara

há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 15:39

Desculpa mas tem algo errado na sua informação

primeiramente se esta tratando de parcelamento os impostos mensalmente ja foram provisionados o que vc ira fazer é pega o valor do debito que esta em aberto e lançar na conta de parcelamento da seguinte forma

d- impostos ( conta passivo)
c- parcelamento (conta Passivo)

quando é realizado o parcelamento ele traz no relatorio o valor dos juros sobre esse parcelamento que voce contabilizara tambem mensalmenete de acordo a aquantidade das parcelas que sera na data do pagamento do parcelamento

d- parcelamento
d- juros passivos
c - caixa ou banco

uma outra forma a ser contabilizada é provisionar todo os juros na conta de parcelamento e fazer uma lançamento a parti da apropiação do juros sobre os impostos

provisão

d-juros a incorre- passivo
c parcelamento passivo

apropiação dos juros
d- juros - conta de resultado
c- juros a incorrer - passivo

pagamento do imposto sera baixado a parcela com o valor do juros diretamente na conta parcelamento

d- parcelamento - passivo
c- caixa/banco

espero ter ajudado

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 16:02

Lara,

Pelo regime de competência, é incorreto a provisão apenas dos impostos, pois os juros já estão embutidos nas parcelas que serão pagas.

Concordo com você quando fala que os impostos podem já estar provisionados, assim pode-se fazer apenas uma transferência de valores.

Se acaso não for provisionado os encargos, a situação financeira da empresa estará incorreta.

A empresa não está mais devendo apenas os impostos, mas também já está devendo juros incidentes.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Lara

Lara

há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 16:16

Oi kleber

eu concordo perfeitamente com voce mas o que ja conteceu comigo é que alem dos impostos que ja estao embutidos nas parcelas a parcela do parcelamento as vezes vinha a maior do que o devido entao eu fazia esse lançamento debita os juros a diferença diretamente nas despesas . isso ocorre principalmente se for o parcelamento da lei 11941 .

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 16:23

Lara,

Na questão levantada por você, está correto o lançamento.

Quando o valor das parcelas vem maior do que o previsto, é contabilizado diretamente nos juros passivos.

Porém contabilmente falando, quando se tem os valores mensais dos juros que irão compor a dívida, é de suma importância que esses valores estejam contabilizados.

Isso ocorre muito em financiamentos, no contrato tem um valor x - porém eles colocam uma série de taxas que na verdade a parcela vem um pouco a maior, (penso até que seria ilegal essas taxas, mas tudo bem) nesse caso esse valor a maior é lançado em juros passivos.

Por exemplo, se estava no contrato ou qualquer documento comprobatório um parcelamento que, a parcela será 50,00 reais, no momento da provisão está escriturado os 50,00 reais, porém no pagamento vem o valor de 55,00 - os 5 reais restantes irão mesmo para os juros passivos direto.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Adriana Santos

Adriana Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 10:46

BOM DIA

Kleber Ribeiro, no seu exemplo você menciona que Encargos Financeiros a Apropriar esta no Ativo, essa conta não estaria no Passivo porém sendo uma conta redutora???

Estou em dúvida em relação a duas situações.
Primeiro é com relação a contabilização do PARCELAMENTO.
Tenho os seguintes valores
Principal: R$ 22.700,00
Multa: R$ 15.683,00
Juros de Mora : R$ 36.815,45
Encargo Legal : R$ 15.047,54

Os valores de multa e juros já vinham sendo contabilizados mensalmente. Como faço o lançamento desse parcelamento???

A outra situação é sobre parcelamento que foi rescindido. A empresa por ser Lucro Presumido não fazia a Contabilidade.

Por favor pode me ajudar????

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade