Leandro
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa Tarde,
Estou começando a fechar balanço agora, e não tenho muito conhecimento, entrei na empresa faz 4 dias e estou tentando fechar balanço desde janeiro de 2013.
Tenho em mãos todos os extratos bancários, as despesas, e as duplicatas (que ainda não entendi muito bem o que é isso), comecei a fazer os lançamentos pelo extrato da seguinte forma:
Para Depósitos:
D: Banco
C: Receitas
Para Saques/Pagamentos:
D: Despesas
C: Banco
Logo, fiz a conferencia e os saldos finais estão corretos, (ex.: Saldo final extrato: R$ 1.000,00 C, Saldo final Livro Razão: R$ 1.000,00 D)
Mas como a empresa precisa do balanço com urgência, e eu não consegui terminar de lançar todos os extratos, minha superior pediu apenas para lançar a ativo e o passivo. (Pra mim, esses lançamentos já era o ativo e o passivo e depois que terminasse fecharia o balanço)
Minha dúvida é a seguinte: O ativo não é tudo que depositaram no banco para a empresa? que já estava lançando? e o passivo as contas pagas que esta discriminadas no extrato também, incluindo os empréstimos? Ou o ativo e passivo se lança despesas e receitas contra caixa? Como vou conseguir realizar este balanço? E o saldo do ativo deverá ser o mesmo que o passivo? Mas se a empresa recebeu mais do que pagou?
Por favor gente, peço a paciência de vocês para me ajudarem, tenho que terminar isso amanhã.
Obrigado.