x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 24.021

LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO

MARCILEI MENDES DE FREITAS

Marcilei Mendes de Freitas

Iniciante DIVISÃO 3 , Assessor(a) Contabilidade
há 18 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2008 | 17:48

sei que este assunto nao e novo porem, a bastante importante para que eu possa ter exito em meu trabalho, gostaria se possivel toda ajuda possivel no que diz respeito ao assunto lucro real, estamos entrando neste modelo atualmente e se possivel alguem tiver realmente planilhas de lucro real, comparativo entre real e presumido, pois em varios topicos anteriores se esclarece muito mais as planilhas no entanto que sao requisitadas, nao as encontrei, desde ja agradeço a atençao de voces com um ultimo pedido, se alguem aqui de goiania conhecer um lugar que tenha um curso de contabilidade basica e de preferencia que abrangesse este assunto, que me indicassem, pois ja tentei no senai e senac, mas ambos nao terao este curso por agora,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 18:25

Boa noite Mara,

Tecnica e basicamente não há "diferença" entre um Plano de Contas de empresas tributadas pelo Lucro Real e outro de empresas (do mesmo ramo) tributadas pelo Lucro Presumido.

Isto porque o que muda é a sistemática de tributação e não o Plano de Contas propriamente dito.

Provavelmente você tenha se equivocado ao formular o questionamento de acima. Repita-o (se necessário) e tenha certeza de que não faltará quem lhe oriente adequadamente.

...

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

, Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 19:14

Boa Noite,

Prezada Mara Lúcia,

Uma das diferenças pontuais que deverá ser observada no plano de contas de uma empresa tributada pelo lucro real, e outra tributada pelo lucro presumido é que na nao existe a figura de antecipacoes de IRPJ e CSLL na empresa tributada pelo Lucro Presumido, a considerar que o imposto é calculado trimestralmente e nao cabe ajuste como caberá na empresa tributada pelo lucro real anual estimativa.

Ainda existe também quem compreenda, a exemplo do Simples Nacional, que o tributo simples nacional deva ser (-) deducoes de receita bruta, polêmica situacao, uma vez que o mesmo contempla tambem a figura do IRPJ e da CSLL, logo na empresa tributada pelo Lucro Presumido, uma vez que o IRPJ e CSLL sao interpretados como tributo sobre a Receita, embora sejam efetivamente sobre um resultado presumido, há quem pense que deva ser tambem deducoes da receita bruta.

Isto posto como citado pelo colega Saulo, a diferenca é conceitual no que diz respeito ao criterio de identificacao de receitas/despesas, diga-se reconhecimento.

Espero ter esclarecido, ou talvez lhe confundindo mais ainda, mas talvez nao tenha pensado por este viés, bom refletir sobre isto.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia
https://www.csl.cnt.br

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Milton Ozai

Milton Ozai

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 09:17

A decisão do método de tributação é uma das tarefas mais importantes para as empresas, principalmente as que estão iniciando suas atividades, uma vez que a opção é irretratável dentro do próprio ano calendário e uma boa opção pode trazer uma boa economia em termos tributários.

Para se ter uma idéia da carga tributária em cada modalidade de tributação, há uma ferramenta de cálculo on-line disponível em :

http://www.planejamento.ozai.com.br

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 13:49

Boa tarde, Carla Santana

Boa tarde gostaria de uma planilha que fizesse a simulação do calculo do imposto entre o lucro real e o lucro presumido afim de saber qual o mais vantajoso p/ a empresa, quem puder mim ajudar desde já agradeço muito.

Observou que neste mesmo tópico já há resposta para sua pergunta? Leia a segunda mensagem deste tópico, logo acima, postada em 29/01/2008 por Juliano Alves Pereira.

Caso o link que indico não seja suficiente, nos arquivos do Fórum há tópicos com planilhas de comparação em anexo.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
maria de lourdes vinhato franco

Maria de Lourdes Vinhato Franco

Bronze DIVISÃO 4 , Analista
há 14 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 08:43

Boa tarde Colegas!

preciso de um auxilio!

Estou tentando fazer um estudo sobre qual seria o melhor tributação de uma escola (Presumido ou Real). Vou colocar um exemplo abaixo, gostaria de entender melhor o assunto.

Ex 1) Presumido
lucro - 90000
90000 x 15% = 13500
adicional = 90000- 60000(20000x3meses) x 10% = 3000
valor a recolher = 13500 + 3000 = 16500

Ex 1) Real Trimestral
lucro - 90000
90000 x 15% = 13500
adicional = 90000- 60000(20000x3meses) x 10% = 3000
valor a recolher = 13500 + 3000 = 16500

Ex 1) Real Anual (mensal)
lucro - 90000
90000 x 15% = 13500
adicional = 90000- 20000(20000x1mes) x 10% = 7000
valor a recolher = 13500 + 7000 = 20.500

seria isto, fazendo uma comparação?

claudia

Claudia

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 18:14

Olá gostaria de saber como fazer a apuração dos impostos no Lucro Real, seria assim por acaso para calcular o PIS e a COFINS.
Vendas: 100.000,00
Compras: 85.000,00
Valor a ser tributado
COFINS 15.000,00 x 7,6% = 1.140,00
PIS 15.000,00 x 1.65% 247,50

IRPJ E CSLL: 15.000,00 - PIS e COFINS mais todas as outras despesas operacionais, por favor me auxiliem nesta questão, pois não sei como calcular estes tributos.

Att;
Cláudia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade