x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 10.132

DANIELLE

Danielle

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2006 | 09:34

Bom dia!
Sou nova na área, e gostaria que minha dúvida fosse esclarecida.
Em meu balancete, o saldo da conta veículos do Imobilizado, é bem menor do que aparece na depreciação do veículo. Acredito que isso não está correto, o que fazer? Obrigada pela atenção.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2006 | 14:43

Oi Danielle,
Você tem razão, pois se o saldo da conta Veículos (no Imobilizado) é bem menor que o saldo da conta Depreciação Acumulada de Veículos (redutora da primeira) é porque tem alguma coisa errada mesmo.

Vamos imaginar que erros poderiam ser cometidos:

1 - A quota de depreciação, dependendo do tipo de veiculo é de 20% ao ano e pode ter sido contabilizada com valores maiores do que os devidos, ou em taxas superiores as permitidas por lei.
Lembre-se que esta quota é anual e se lançada mensalmente deverá ser contabilizado apenas 1/12 (de seu valor anual) por mês.

2 - Foi depreciado mais do que 100% dos valores de veículos existentes.
Lembre-se que se a depreciação for de 20% ao ano (por exemplo) não deve ser feita por mais de 5 anos (ou 60 meses) que totalizariam os 100% do veiculo.

3 - Foi dado baixa (pela venda) de algum veículo sem ter sido baixada também a parcela já depreciada deste veiculo.
Lembre-se que para apurar o ganho de capital na venda de bens do ativo permanente, você deve diminuir do custo de aquisição (do veiculo) a parcela já depreciada .O resultado obtido (custo menos depreciação) será o valor contábil e real do veiculo para determinação do lucro ou perda de capital.
Se isto não foi feito via lançamentos, a depreciação continuará constando na contabilidade como parcela redutora de um veiculo que já não existe.

4 - Pode ter sido um simples erro de digitação ao se fazer os lançamentos de depreciação. Ou, (quem sabe) está sendo contabilizada a depreciação e o veiculo a que ela se refere deixou de ser contabilizado no Imobilizado.

De qualquer forma, se você analisar o Razão desta conta, estou certo de que encontrará o erro sem muita dificuldade. E uma vez que o encontre analise também os reflexos que a correção do erro terá no Resultado apurado.

Carla Patrícia caminha

Carla Patrícia Caminha

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 00:19

Boa Noite!

Estou com uma grande dúvida sobre esse assunto. Tenho que entregar o balanço de uma empresa que é do Lucro Real que sua atividade é trasporte de passageiros interestadual, ela possui no seu imobilizado muitos ônibus, sendo que ela vendeu um do ano 1991 que já está totalmente depreciado em 2006 por R$ 42.000,00 mas não conseguiu me informar o valor de aquisição desse ônibus, que é necessário para eu dar a baixa e registrar ganho ou perda.

O que faço?

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 15:13

Gostaria de saber se há alguma legislação diferenciada para uma Agencia de Viagens e Turismo com frota própria optante pelo Simples. Pois eles tem muita movimentação de vendas/compras de onibus, e eles depreciam 25% ao ano. Cada venda efetuada é muito imposto para pagar, e não se creditam em nada? Eu acho injusto...um onibus depreciar 25% ao ano não é a realidade.... alguém sabe algo a respeito?

Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 13 junho 2010 | 19:02

Boa noite Karin,

O fato de as empresas (segundo você) terem "muita movimentação de vendas/compras de onibus" já é um indicador de que após quatro anos rodando dioturnamente, tais veiculos precisam ser trocados, ou seja, não são plenamente aproveitáveis.

A despeito de a lei permitir a depreciação acelerada, nada existe que permita aumentar a vida útil de bens móveis (e o consequente prazo de depreciação) a não ser a reposição de peças que realmente signifiquem tal aumento.

Entretanto, nem sempre a troca e reposição de peças é economicamente a atitude mais viável, principalmente quando a segurança é um dos quesitos de considerável importância. Tecnicamente é muito mais seguro e aconselhável o uso de frota composta por ônibus novos do que por usados e ou reformados.

...

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 13:09

boa tarde,

Houve uma resposta que dei a um consulente que questionou a baixa de bem (moveis e utesilios) totalmente depreciado e orientei que poderia fazer o lançamento abaixo com uma nota que este caso seria para um bem sem valor de uso ou sem valor de mercado (bem imprestável). No entanto, fui advertido e qualificado negativamente pelo moderador Claudio Rufino, mas sem me explicar o erro do lançamento, qual norma contábil eu estaria descomprindo e que a própria depreciação é facultativa e não obrigatoria perante o RIR.
Acho que pelo menos deveria alertar e manter a questão aberta para que pudesse sanar minha dúvida, o que não ocorreu, pois o topico foi fechado sem que eu soubesse.

Lançamento sugerido:
D-Depreciações Acumuladas
C-moveis e utensilios

Tópico onde foi dada esta resposta: Depreciação

Neste mesmo tópico, logo acima, o moderador Sr. Claudio, deu orientação equivocada ao, Sr Vitor, sendo corrigido pelo Sr. Saulo Heusi, não tendo sido desqualificado, nem tendo o tópico fechado.

Espero a ajuda de vocês para eu entender o porquê do meu erro.

abr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade