x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 10.132

DANIELLE

Danielle

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2006 | 09:34

Bom dia!
Sou nova na área, e gostaria que minha dúvida fosse esclarecida.
Em meu balancete, o saldo da conta veículos do Imobilizado, é bem menor do que aparece na depreciação do veículo. Acredito que isso não está correto, o que fazer? Obrigada pela atenção.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2006 | 14:43

Oi Danielle,
Você tem razão, pois se o saldo da conta Veículos (no Imobilizado) é bem menor que o saldo da conta Depreciação Acumulada de Veículos (redutora da primeira) é porque tem alguma coisa errada mesmo.

Vamos imaginar que erros poderiam ser cometidos:

1 - A quota de depreciação, dependendo do tipo de veiculo é de 20% ao ano e pode ter sido contabilizada com valores maiores do que os devidos, ou em taxas superiores as permitidas por lei.
Lembre-se que esta quota é anual e se lançada mensalmente deverá ser contabilizado apenas 1/12 (de seu valor anual) por mês.

2 - Foi depreciado mais do que 100% dos valores de veículos existentes.
Lembre-se que se a depreciação for de 20% ao ano (por exemplo) não deve ser feita por mais de 5 anos (ou 60 meses) que totalizariam os 100% do veiculo.

3 - Foi dado baixa (pela venda) de algum veículo sem ter sido baixada também a parcela já depreciada deste veiculo.
Lembre-se que para apurar o ganho de capital na venda de bens do ativo permanente, você deve diminuir do custo de aquisição (do veiculo) a parcela já depreciada .O resultado obtido (custo menos depreciação) será o valor contábil e real do veiculo para determinação do lucro ou perda de capital.
Se isto não foi feito via lançamentos, a depreciação continuará constando na contabilidade como parcela redutora de um veiculo que já não existe.