x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.318

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 11:55

Pergunta do dia !!! rs

Depois da ajuda de vocês, finalmente estou terminando os lançamentos de uma empresa, a empresa comercio varejista e atacadista, lucro presumido...

Preciso saber o que eu devo fazer e conferir no balanço agora, quais contas devem estar negativo e positivo, o que eu tenho que prestar mais atenção.. etc....

Obrigado novamente..

Leandro R. Nunes
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 12:18

Prezado Leandro,

O mais importante é verificar se o saldo das contas patrimoniais estão de acordo com a informação extra contábil, a conta "banco" está com o saldo igual ao extrato bancário, por exemplo, proceder desta forma para todas as contas patriomoniais. Depois é realizar a apuração do resultado, considerando o IR e a CSLL se for o caso, fazendo os lançamentos necessários, e por fim, checar se o Ativo e o Passivo batem. Em resumo é isto que é necessário verificar para fechar o balanço.

At.
Marcos Vinicius

Fernanda Santana

Fernanda Santana

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 20:11

Leandro, boa noite!

É bom verificar:
*Se a conta de salários no passivo bate com a provisão da folha de pagamento de dezembro;
*Se o caixa não está negativo;
*Se o saldo do banco bate com o extrato ainda que negativo;
*Se foram feitas todas as provisões e pagamentos dos impostos;
*Se tem alguma conta de fornecedor negativa, pois tem que ter provisão de todas as notas de compra de mercadorias;
*Se tem alguma conta e fornecedor muito alta, que costuma mandar a nota fiscal e não mandar os boletos comprovando que pagou;
*etc.

Basicamente é isso, e no mais dá uma corrida de olho em cada conta para ver se não tem nenhum valor que considere improvável.

Espero ter ajudado!

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 20:44

obrigado... vou seguir os passo a passo de voces :)

obrigado pela ajuda. Agora tenho que zerar as contas.. como faco isso? Onde eu devo lancar os lucros e prejuizo da empresa?

Leandro R. Nunes
Fernanda Santana

Fernanda Santana

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 18 janeiro 2014 | 09:37

Olá Leandro,

O seu sistema não tem uma ferramenta de encerramento de exercício não?
Geralmente tem, aí ele automaticamente zera as contas de resultado e joga o valor do lucro ou prejuízo para a conta Lucros/Prejuízos do Exercício no Patrimônio Líquido.

Espero ter te ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade