x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 6.834

Balanço / Fiscal

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 08:32

Bom dia leandro

Pra fecha a parte fiscal voce tera que confrontar as informações com os relatorios do sistema fiscal. O sistema fiscal é lançado todas as notas entradas e saidas e apuração dos impostos que uma vez conferido voce pode esta integrando ao contabil e conferindo com os relatorios se as informação importadas para o contabil estão corretas. lembrando que voce tera que verificar qual a tributação da empresa pois se for lucro real apos finaliza o balanço tera que ver se deu lucro ou prejuizo para apurar o irpj e csll .

espero ter ajudado

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 08:43

OI, a empresa é lucro presumido..

mas o valor de imposto que a empresa tem a pagar no relatório fiscal, não bate com o relatório contábil, minha superior disse para primeiro verificar o faturamento, e depois conciliar os impostos.. isso que eu não entendi...

e quando peço o relatório do balanço, aparece uma mensagem que o ativo esta diferente do passivo, eu achei que era so jogar a diferença como patrimônio liquido, mas não sei se tenho que somar todas as contas do passivo e todas as contas do ativo (incluindo ativo circulante, ativo permanente e etc.,) preciso saber apenas qual valor tenho que olhar no balanço para fechar o mesmo e entregar para a empresa...

Leandro R. Nunes
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 08:55

Leandro

Antes de qualquer resposta neste sentido, apenas uma pergunta

Há algum impedimento que impossibilite que você peça para a sua gerente fazer pelo menos um mês com você?

Pois creio que ela, conhecendo as rotinas do seu escritório, seria a melhor pessoa pra te explicar.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Leandro

Leandro

há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:04

não tem gerencia aqui, é direto com a contadora, e ela disse que já fechou a parte de folha e as contas de patrimônio, e pediu para que eu fechasse apenas o fiscal e banco, o banco já lancei e conciliei, mas o fiscal to com essas duvidas, e no balanço a conta de ativo ta com R$ 8.000.000,00 e o passivo de R$ 1.000.000,00, a diferença é muito grande, posso jogar essa diferença no patrimônio liquido do mesmo jeito?

se puderem me ajudar agradeço muitoooo...

Leandro R. Nunes
Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:18

Leandro primeiramente voce tem que conferir se o impostos estão corretos da seguinte forma. primeiro como é lucro presumido tira um relatorio no fiscal do faturamento de janeiro a março / abril a junho e assim por diante . apos isso se o calculo do imposto tiver feito numa planilha confira essa planilha se o faturamento esta batendo com a base do calculo do imposto. apos isso tire um razão da conta dos impostos e verifique se o valor da provisão esa correto. nem sempre a integração ela vai 100% pode ocorrer erros na integração e voce pode alterar o lançamento no contabil . no caso vc tem provisão de pis cofins csll e irpj. tira um razão separado de cada conta e confronta com o relatorio ou planilha que foi utilizada para calcula o imposto. quanto a diferença do ativo e passivo concerteza deve ser algum lançamento que vc fez so com uma partida ou seja so um debito e deve ta faltando lançamento essa é a primeira hipotese . a segunda verifica quanto de lucro esta dando no resultado do balancete e pode ser essa diferença nesse caso sera lucro essa é outra hipotese . ou entaão pode esta vindo essa diferença de anos anteriores . verifique essas informações .

espero ter ajudado

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:38

Leandro

Sendo assim, vamos tentar então

ela quer que você olhe o fiscal justamente por isso. Se há diferença, é porque faltou PL (alimentado pelas contas de resultado que ela quer que você confira), o primeiro passo você já deu, porque verificou que os impostos não batem, portanto, como é lucro presumido, o faturamento deve estar errado.

Verifique os valores que estão diferentes entre os relatórios de faturamento do fiscal e das receitas do contábil, apresente isso à sua superior e veja como vai ser corrigido.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Leandro

Leandro

há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:56

então....

Aconteceu o seguinte: os impostos pagos estão batendo com o fiscal, a parametrização que esta errada (que agora tenho que descobrir como arruma isso também), mas como a empresa quer isso urgente, vou excluir as provisões do sistema e lançar manualmente, feito isso, os impostos em aberto em 31/12/2013 ficara correto... depois disso tenho que zerar as contas do balanço, é so pegar a diferença do ativo e passivo e lançar em patrimônio liquido? qual conta devo usar para debitar e creditar?

Leandro R. Nunes
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 18:53

olá, normalmente o sistema contábil tem uma rotina para fechamento do balanço, então após as conciliações, recomento que vc converse c/o suporte técnico do sistema que vc opera; quando aquelas conciliações, uma vez que vc já descobriu quais os lançamentos que estão errados p/os parâmetros do sistema, então fica mais fácil p/vc de onde deve deve vir as informações do setor fiscal; não são poucas as contas à do setor fiscal a serem conciliadas, principalmente se o regime tributário da empresa for lucro presumo ou lucro real; então de posse de um balancete de verificação analítico de dezembro de 2013, concilie:

- faturamento: receitas a vista/a prazo (contas de resultado=r, base de cálculo dos tributos sobre o faturamento)
- pis sobre o faturamento (r) x pis a recolher (passivo circulante=pc) x pis a compensar/recuperar (ativo circulante=ac)
- cofins sobre o fat. (r) x cofins a recolher (pc) x cofins a compensar/recuperar (ac)
- irpj sobre o fat. ou sobre o lucro (r) x irpj a recolher (pc) x irpj retido ou irrf (ac)
- contribuição social s/fat. ou sobre o lucro líquido (r) x csll a recolher (pc) x csll retida (ac)
- ipi (r) x ipi a recolher (caso a empresa seja indústria)
- ii, ie (caso a empresa importe matéria prima e exporte produtos industrializados)
- icms (r) x icms a recolher (pc) x icms a recuperar (ac)

>> havendo retenção de tributos federais os mesmos, para serem objetos de compensação/restituição, devem estar declarados no per-dcomp

>> também vem do setor fiscal a informação o valor do saldo do estoque apurado p/fins de balanço, veja o livro de inventário!

bom trabalho e bfs à todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade