Jonatas do Valle
Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)Prezados Senhores Contabilistas, gostaria de receber alguma orientação quanto a seguinte situação:
Empresa constituida a alguns anos (registrada na Junta Comercial em 2002), onde informou capital social subscrito e totalmente integralizado num montante de R$ 20.000,00, mas, que no entanto, nunca transferiu de fato qualquer valor que seja para a c/c e/ou caixa da empresa ou qualquer outro tipo de bem móvel ou imóvel. No decorrer dos anos, também cedeu e transferiu cotas entre sócios que se mantiveram, saíram ou ingressaram, mas, também na mesma situação, ou seja, sem transmissão de valores. Adicionado a situação supramencionada, resolveu aumentar o capital social recentemente (2012) em R$ 10.000,00, novamente sem a transferência de valores para a c/c e/ou caixa da empresa.
No situação acima, esta empresa que está totalmente irregular, em vista das normas que regem a constituição de empresas, como proceder com a regularização da mesma? Que infrações a empresa está incorrendo e quais as penalidades poderá sofrer, tais quais como multas, processos administrativos, etc.?