x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.759

empresa comercial e prestad. de svç.

jose cicero s. dos santos

Jose Cicero S. dos Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2008 | 22:41

Sou téc. de contab. já com o crc, porém tenho pouca esperinência na prática (a principio só estou com bagagem teórica) pois terminei o curso faz pouco tempo... e quero em sociedade com minha esposa abrir uma micro-empresa que será comercial e prestadora de serviço ao mesmo tempo, e minha dúvida é quanto as possíveis dificuldades que terei em contabilizar já que exercerei esta função pela primeira vez e também por se tratar de uma micro-empresa que é comercial e prestadora de serviço ao mesmo tempo. Sendo assim, gostaria de sugestões e orientações. A razão pela qual pretendo entender quais são as possíveis dificuldades é justamente para que eu possa pesquisar e buscar caminhos viáveis visando superar tais obstáculos.
Antecipo aqui minhas gratidões a todos que me responderem.

Att
Cícero Sabino.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 07:48

Bom dia José,

Informe que tipo de comércio e de serviços vai explorar a empresa em questão.

Com isto saberemos se é possivel a adesão à sistemática do Simples Federal, a que tabelas e alíquotas estarão sujeitas suas receitas. etc.

Estou certo de que poderemos ajudá-lo na pretensão acima exposta, mas precisamos saber exatamente quais são as dúvidas e dificuldades encontradas.

Assim, sempre que colocar questionamentos, procure prestar o maior número de informações possíveis, desta forma quem se dispuzer orientá-lo terá condições de fazê-lo adequadamente.

...

há 17 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 19:03

boa tarde Saulo Heusi, a principio muito obrigado mesmo pelo interesse em me ajudar; Pois bem, a micro-empresa que eu e minha esposa está pretendendo fazer é uma locadora de vídeo, uma lan house que também venda acessórios de informática e papelaria onde nesta também terá o serviço de xerox, encardenação, plastificação e fax.
mais informações: ja foi estudado o quanto tudo isso vai ser impotante para a comunidade e o quanto realmente vai ser viável, pois será feito numa distância de mais ou menos 150 metros entre duas escolas de ensino medio e fundamental e não há concorrentes; com existência satisfatória de público alvo.
o espaço físico será uma casa alugada de dois andares sendo que morarei em cima e a área de trabalho em baixo e a proprietária ja permitiu, com certas restrições, que são consideráveis, que eu possa fazer o meu empreendimento. esta casa fica na rua principal do bairro.
outras informações: 1º começarei com a lanhouse
2º depois à medida que surgirem os rendimentos com as venda de acessório
3º depois com o rendimento ao longo do tempo começarei as locações de vídeo
4º e por últimoa papelaria com os demais serviços.
a intenção de colocar tudo isso num só local é devido a procura que é grande e considerável, pois a área está na fase de desenvolvimento e também tenho o intuito de inovar na concepção de criar um ambiente esteticamente agradável e que proporcione comodidade ao cliente ( público alvo) em um só lugar, já que em outras circustâncias as mesmas procuras estão em lugares distintos.

Att.
Cícero Sabino.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 20:46

Boa noite José,

Ao que tudo indica você está começando exatamente como muita gente gostaria, ou seja, com grandes probabilidades de sucesso.

Isto se deve principalmente ao estudo de viabilidade desenvolvido por vocês. Vejamos como fica então a parte tributária que cuidará de diminuir parte de seu lucro. Assim você poderá elaborar uma projeção mais apurada de custos/lucros

Informações sobre a empresa:

Código e descrição da Natureza Jurídica:
206-2 - Sociedade Empresária Limitada

Código e descrição da Atividade Econômica
82.99-7/07 - Salas de acesso à internet (Lan house)
47.51-2/00 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
77.22-5-00 - Aluguel de fitas de vídeo, DVDs e similares

As atividades acima constam da relação de CNAE que você encontra aqui basta digitar o número e proceder a pesquisa.

As empresas que exploram as atividades constantes dos CNAEs acima descrito, podem optar pela tributação com base na sistemática do Simples Nacional, e as receitas decorrentes das atividades comerciais e da prestação de serviços sujeitar-se-ão às alíquotas das tabelas do Anexo I e do Anexo III (respectivamente) constantes da Resolução CGSN 05/2007 , que começam com 4% (Comércio) e 6% (serviços) confira.

Busque no Fórum a sala "Registro de Empresas" para obter orientações quanto aos procedimentos para constituição da empresa e no tópico "Legislações Estaduais e Municipais" para saber acerca da emissão de Notas Fiscais e Alvarás, Licenças, etc.

No tópico "Contabilidade em Geral" e "Legislação Federal" você conseguirá orientações inerentes a contabilidade propriamente dita e tudo o que quiser saber sobre as leis federais no tocante ao Simples Nacional, e a Pessoa Física entre outras.

Eu sugiro que na medida em que for necessitando de respostas entre em contato. sem dúvida esta ainda é a melhor maneira de enfrentar (e resolver) as dificuldades "técnicas".

Em suma, conte com o Fórum quando e sempre que precisar.

...

há 17 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 23:12

Saulo Heusi pode ter certeza de que seu apoio foi realmente muito importante e agradecido fico por haver muita pessoas agindo de boa vontade igual a você ao londo deste forum contribuindo para a união e segurança cada vez mais firme desta classe e não vejo a hora pós ganhar um pouco mais de conhecimento em contribuir também com ótimas respostas paras as mais diversas tipos de perguntas.

muito obrigado.

há 17 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 21:08

Gislane pode ter certeza que este espaço é realmente muito bom, com pessoal super amigo e companheiro igual Saulo Heusi por exemplo e muitos outros, que mesmo eu tendo pouco tempo aqui no forum já tem me dado respostas com grande significância e clareza, de forma que, eu também na condição de iniciante, já sou bem motivado a querer o quanto antes a ajudar com muito prazer os novos colegas que virão, assim que eu estiver realmente preparado, digo isso devido, a todo um conjunto de gratidões que tenho por todos; Desejamos a você tudo de bom e sucesso nessa mais nova e brilhante jornada. Seja bem vinda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: