x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 6.104

Perdão de Dívida

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 11:24

Roberta

Você pode considerar perdão de dívida, porém deve considerar na base de calculo de IR/CSLL.

Não posso afirmar que você pode usar como aumento de capital pois não sei se é possível fazê-lo neste tipo de operação.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Rpires

Rpires

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 11:42

Obrigada Rodrigo.

Agora estou em dúvida no lançamento em si mesmo, li em alguns lugares que devo lançar como patrimônio mas será que é o certo? Pq em outros tbém diz que devo lançar como Receitas de doações incondicionais. Fiquei em dúvida.

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 18:13

Só mais um detalhe:

Se houver outros sócios que não participaram do empréstimo, com a integralização de capital haverá mudança nas quotas.

Por isso é bom averiguar se todos os sócios estão cientes e de acordo com o procedimento, para que nenhum deles seja pego de surpresa por uma mudança no quadro societário da empresa.

GERSON DE MAGALHÃES

Gerson de Magalhães

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 16:24

Boa Tarde Amigos.

Gostaria de aproveitar este tópico para tentar esclarecer minha dúvida.
Tenho uma situação que a Empresa enquadrada no Simples Nacional, onde o sócio durante o ano cobriu varias despesas da empresa.
Estes valores foram contabilizados como empréstimo, acontece que a empresa está com grandes dificuldades financeiras e os sócios resolveram encerrar as atividades.
Acontece que o valor que os sócios repassaram para empresa para pagar não será paga, já que a empresa encerrou suas atividades.
Minha duvida é como devo baixar este empréstimo da contabilidade, já que a empresa não irá pagar e os sócios terão que perdoar a divida.
Em outros tópicos também foi mencionado o aumento do capital, mas há outra alternativa para baixar este empréstimo sem ter que fazer o aumento de capital?

Agradeço desde já a ajuda.

Gerson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.