x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.225

Lançamento de Baixa de Estoque e Cancelamento de Nota

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 10:17

Bom dia.

A empresa vendeu mercadorias no dia 01/12 no valor de R$ 3.000,00, mas a nota teve que ser cancelada e tirou outra. Os lançamentos seriam esses?

Venda de mercadorias

d- banco (ativo) - 3.000,00
c- receita de venda (resultado) - 3.000,00

cancelamento da nota

d- receita de venda (resultado) - 3.000,00
c- banco - 3.000,00

nova nota

d- receita de venda (resultado) - 3.000,00
c- banco - 3.000,00

baixa do estoque

d- cmv
c- estoque

O lançamento de baixa de estoque só é feito no final do ano em um único lançamento, por isso não dei baixa no primeiro lançamento, até porque não sei o valor que seria para dar baixa referente só a essa nota, pois a empresa só dar o valor a ser baixado no fim do ano. Esses lançamentos estão corretos, o cancelamento está correto???

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 10:48

Amanda

Os lançamentos estão quase todos corretos, porém tenho duas ressalvas a fazer:

1 - A Emissão/Cancelamento de NF, por si só, não movimentam a conta banco, sendo o mais aceitável substituí-la por "duplicatas a receber"

2 - O lançamento da nova nota está invertido, sendo o correto, já aplicando a ressalva 1:

D - Duplicatas a Receber
C - Receita de venda(resultado)

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 11:20

No meu conceito é.

Venda Mercadoria

NF - D - Clientes a receber
C - Receita de venda ( resultado) R$3.000,00

Cancelamento da NF
D- (-) Vendas Canc. Dev. e Desc.Incondic. ( dedução da receita bruta) ( resultado)
C - Clientes a receber

Nova
NF - D - Clientes a receber
C - Receita de venda ( resultado) R$3.000,00

Com relação a baixa do Estoque o lançamento está certo e normalmente a baixa ocorre no final do ano vigente.

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 10:33

Isabela nesse lançamento que você fez de cancelamento, onde você deduz da receita eu posso fazer esse lançamento deduzindo o valor total, pois está devolvendo toda a mercadoria.

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 21:16

Amanda, sim isso mesmo valor total da NF.

A conta (-) Vendas Canc. Dev. e Desc.Incondic. ( dedução da receita bruta) ,é redutora de receita, no caso da NF cancelada.

Espero ter ajudado.

Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2014 | 00:30

Amanda boa noite!

Se eu entendi direito essa nota foi CANCELADA correto? E logo em seguida emitida outra Nota!?
Se foi isso que aconteceu e a primeira nota foi cancelada, não foi gerada nenhum tipo de Receita! Então não há cancelamento de vendas. É uma operação nula.

Na minha opinião, simplesmente a nota fiscal que substituiu a nota cancelada você fará os lançamentos normais:

D: Duplicatas a Receber ou Clientes a Receber
C: Receita com Vendas

Att,

Rafael

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade