x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.933

Acordo judicial com fornecedor.

Anderson Lucio

Anderson Lucio

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 16:38

Prezados colegas.

Boa tarde.

Estou contabilizando uma empresa que possuía mais de R$800.000,00 de divida para um fornecedor. Esta divida foi alvo de ação judicial.
No final, houve acordo e a divida foi parcelada em 40 vezes.
No entanto, eu tenho também valores de advogados, multas e juros.
De honorários advocatícios eu tenho R$43.873,20 dividido em 40 parcelas também.

Minha duvida.

Eu baixo a divida de fornecedores para um conta de divida e/ou ações judiciais.

Mas ao pagar a divida eu também tenho as parcela de advogados.

Como eu contabilizo os honorários advocatícios os valores de juros e multa da valor final da divida, que foi parcelado?

A todos deixo antecipadamente meu agradecimento em responder.

grato.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 16:48

Anderson

Na minha opinião se você criar a conta de dividas judiciais vai ficar mais fácil na conciliação, porém se você tem uma conta contábil para cada fornecedor, já terá essa facilidade, não necessitando criar tal conta.

Quanto aos honorários, debite despesa com assessoria jurídica e credite um passivo que se encaixe(pode até ser em fornecedores) e vá dando baixa nesse passivo conforme as parcelas forem sendo pagas

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 10:23

Anderson

No meu ver, o serviço advocatício ocorreu todo no mesmo exercício, sendo assim, toda despesa que ele gerou deverá ser contabilizada da mesma maneira, respeitando-se o princípio da competência.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade