x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.834

Aumento do capital social

Tatiana

Tatiana

Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 16:41

Boa tarde!

Tenho uma empresa aqui que aumentou o capital social, o capital era de R$ 15.000,00 quando a empresa foi registrada e agora aumentou para R$ 30.000,000.
Essa empresa está com saldo credor, então quero essa integralização de capital realizada pelos sócios, no caso, são dois!
Me ajudem nesse lançamento de aumento de R$ 15.000,00!?

Obrigada!

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 16:56

Tatiana

Os lançamentos ao meu ver seriam estes:

1-

Data: A que os sócios depositaram o dinheiro para a empresa(se for anterior a data de arquivamento do novo contrato social)
D - Caixa ou Banco(AC)
C - Adiantamento para aumento de Cap. Social(PC)
Histórico - Valor ref. a deposito para futuro aumento de capital

2-

Data: A do arquivamento do novo contrato social pela JUCEMG
D - Adiantamento para aumento de Cap. Social(PC)
C - Capital Social
Histórico: integralização de capital conforme contrato social

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 31 janeiro 2014 | 01:03

Boa noite Tatiana

Se eu entendi, vc está com dúvidas nos lançamentos de aumento de capital social de uma empresa de R$ 15.000,00 para R$ 30.000,00 na qual vc não participou do contrato social (certidão de nascimento em analogia) da empresa...

Se for isso, vc precisa checar o contrato social para descobrir qual foi a quantia subscrita (prometida) pelos sócios se foi R$ 15.000,00 ou R$ 30.000,00, ou seja, já constava no contrato social esse aumento de capital para 30.000,00 numa data posterior. Se sim, já constava no contrato social tal aumento e esse aumento foi em dinheiro o lançamento é:

D - Caixa - 15.000,00
C - Capital a integralizar - 15.000.00

Se não, não constava no contrato social tal aumento, apenas os 15.000,00 que já constava no capital social. Então considerando que aumento foi em dinheiro (pode ser em qualquer outro ativo).

D - Caixa - 15.000,00
C - Capital Social - 15.000,00

Historico: (Colocar a porcentagem de cada sócio por exemplo se for 50-50%) Quotista Fulano A 50% e Quotista Fulano B 50%

att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade