Wanderley Benedito Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoOlá a todos.
Por favor, preciso da indicação de uma publicação que fale sobre " Classificação de Documentos ".
Há alguma técnica "segura" para a classificação correta ?
Muito obrigado.
respostas 4
acessos 1.287
Wanderley Benedito Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoOlá a todos.
Por favor, preciso da indicação de uma publicação que fale sobre " Classificação de Documentos ".
Há alguma técnica "segura" para a classificação correta ?
Muito obrigado.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa dia Wanderley,
Existem inúmeras obras acerca da classificação de operações na contabilidade, entre elas algumas de reconhecido destaque tais como "Manual de Contabilidade" da Fipecafi; "Guia IOB de Contabilidade" da IOB e outras.
Estou certo de que você não terá dificuldade para encontrar publicações que o ajudem na classificação contábil correta da maioria das operações, e de que outras pessoas ao lerem sua mensagem, indicarão mais publicações acerca do assunto .
...
Wanderley B. Rodrigues
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeOlá Saulo
Muito obrigado pela atenção e indicação.
Venho acompanhando há tempos as respostas dadas por vocês consultores e pelos visitantes. Muito bom.
Apesar de aprender bastante, por vezes os lançamentos são complexos demais e a contabilidade parece que fica bem difícil.
Abs
Wanderley
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Wanderley,
Não faço parte do time de consultores e moderadores como imagina, no entanto tenho especial admiração pela dedicação e troca de conhecimento que efetivam. Grato pela distinção dispensada ao colocar-me entre os mesmos.
Sempre que você tiver dificuldades para classificação de operações contábeis, conte com o Fórum e tenha certeza de que terá a ajuda necessária.
...
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeWanderley
O meio de tornar fácil a classificação de um documento é voce visualizar toda trajetória do fato contábil. Vamos supor a seguinte situação: VENDA A PRAZO; Faça a seguintes perguntas
Debito de Contas a Receber porque?
-Quando eu receber vou debitar banco ou caixa e
-creditar contas a receber, zerando assim o contas a receber
Credito de vendas porque?
-quando eu debitar vendas e creditar lucro e perdas ela vai zerar.
Ou voce poderia pensar assim também:
O balanço patrimonial é formado por:
Ativo = Bens+Direitos
Passivo = Obrigações+PL
Se eu vendi a prazo é porque tinha um BEM
Abrir mão deste bem por um Direito;
Então tenho que classificar este DIREITO no Ativo. Que se transfomará em um BEM quando este direito for recebido.
Enfim, tente visualizar o presente e o futuro de uma classificação fazendo sempre a pergunta e voce mesmo respondendo, porque estou debitando(ou creditando) esta conta?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade