x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.102

paulo rodrigo

Paulo Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 18:46

Boa Noite,

Fazemos a contabilidade de uma loja de veículos e na apuração do CMV o valor está sendo o mesmo valor da venda dos veículos do mês, gostaria que por gentileza verifiquem os valores que vou colocar abaixo e me digam se está correto?

Ex:

EF = EI+C-V
EF = 252.778,27 + 27.600,00+3.624,00-36.500,00
EF= 247.502,27

CMV=EI+C-EF
CMV=252.778,27+27.600+3624,00-247.502,27
CMV= 36.500,00

Pessoal está correto o que eu fiz acima, estou achando estranho o fato de ser o mesmo valor as vendas e o CMV.
OBS: O 3.624,00 é um custo que a loja tem de algum concerto no veiculo antes da venda está correto lançar junto com as compras??

No aguardo,

Obrigada

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 19:36

Boa noite Paulo.
O que quer dizer o V em negrito abaixo da fórmula?
EF = EI+C-V
Pelo que pude entender você está colocando o valor das vendas na fórmula pra achar o saldo final, é isso?
Caso a resposta seja afirmativa, realmente você está cometendo um engano.
Pra achar o estoque final você tem que realmente fazer o inventário físico, ou seja, contar os carros e multiplicar pelo custo de aquisição de cada um, ou se vocês usam sistema você consegue este valor pelos relatórios se estiver tudo registrado.
Quanto a inclusão dos valores nos consertos dos carros está correto incluir no custo (valor de compra), pois não é uma despesa de venda e sim um gasto que está incorrendo para o carro ficar pronto para sim ser colocado na área de venda.

Espero ter ajudado.

Vicente eugenio

Vicente Eugenio

Prata DIVISÃO 1 , Gerente
há 11 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 19:59

boa tarde,

se voce for analisar as duas formulas que postou acima o valor de V será sempre igual ao CMV:
CMV=EI+C-EF
EF = EI+C-V

trabalhando a formula EF = EI+C-V fica:
v= EI+C-EF logo:

CMV=V

Mas a como disse Jaison esta cometendo erro, pois não existe a formula EF = EI+C-V.
Para calcular o CMV tem que usar a formula CMV=EI+C-EF.

paulo rodrigo

Paulo Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 20:18

Obrigado, Jaison e Vicente vocês me ajudaram muito. Era isto mesmo a minha duvida.

Mas quanto aos lançamentos foi lançado assim:

Compra de Mercadoria
D=Compras - (CR-Custos)
C=Caixa ou Bancos

Venda de Veiculo
D=Caixa ou Bancos
C=Vendas -(CR - Receitas)

Então e agora como faço os lançamentos no estoque e CMV? Quais Contas, visto que tenho um saldo no estoque AC do ano anterior?
Por Favor me ajudem
Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade