x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.054

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 21:58

Boa noite Celio,

São basicamente dois os fatores determinantes da frequência ou periodicidade de apuração do Custo das Mercadorias Vendidas, sem mencionarmos as necessidades administrativas com vistas ao cumprimento de exigências de instituições financeiras, (por exemplo) que podem ocorrer a qualquer tempo:

A forma de tributação da empresa.
Isto porque dependendo da sistemática tributária, é (ou não) necessária a apuração do CVM para elaboração de Balanços no decorrer do período anual. A exemplo disto tem-se a obrigatoriedade trimestral para empresas sujeitas ao Lucro Real Trimestral e anual para empresas optantes pelo Simples Nacional. Já nos casos em que a contabilidade é elaborada na forma de custo integrado, o CVM é diário.

Competitividade no Mercado
Não há como ser competitivo sem sabermos se estamos praticando preços que absorvam os custos, as despesas e ainda assim proporcionem margens de lucros. Na mesma premissa não há como incrementar vendas, elaborar promoções e aumentar o faturamento sem que saibamos de nossos custos. Daí a necessidade da apuração do CVM que pode ser de um único produto, de apenas um grupo ou de todos os produtos comercializados pela empresa.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade