x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 12.606

Despesas Aduaneiras

ARIMAR MENEZES

Arimar Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 17:26

Olá

Gostaria de saber como contabilizar de forma correta as despesas com "Despachante Aduaneiro", pois tenho em mãos as faturas com os valores depositados antecipadamente para pagto. das custas de embarque, e o valor do saldo restante da fatura.

desde já agradeço,

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 00:13

Boa noite Arimar,

Entendo que seja uma importação, me corrija se eu estiver enganado.
Considerando dessa forma, você deverá contabilizar esse valor depositado antecipadamente da seguinte forma:

D - Adiantamento para Despacho Aduaneiro (AC)
C - Caixa/Banco

Quando receber a efetivação das despesas, comprovadas por documentos entregues pelo deschante, deverá contabilizar da seguinte forma:

D - Importação em Andamento (AC)
C - Contas a pagar - Importações (PC)

Pela baixa do adiantamento

D - Contas a pagar - Importações (PC)
C - Adiantamento para Despacho Aduaneiro (AC)

Lembrando que todos os gastos envolvidos na importação deverão ser contabilizados na conta de importação em andamento, até o momento da efetiva entrada da mercadoria, momento em que seu saldo deverá ser transferido para o estoque.
Os exemplos de lançamento foram bem simplórios, tendo em vista que a pergunta não foi clara o bastante, porém caso reste alguma dúvida fique a vontade em perguntar, pois tenho certeza que os amigos do fórum estarão a disposição,

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade