x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.041

COntabilizar Doações para clientes

Alini Nellis

Alini Nellis

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 09:44

Gostaria de saber como contabilizar Doações efetuada para clientes de outra pessoa juridica e se ira existir tributacao, ja que minha empresa apura os impostos pelo Lucro Real !

Gostaria de um exemplo referete a contabilização que devo fazer inclusive dos importos!

Obrigada

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 10:26

Alini

Você vai lançar em despesas de doação mesmo, como será uma despesa indedutível, deverá entrar como adição no LALUR.

Quanto aos impostos, você deve verificar onde você se encaixa no Art. 10 do RITCMD/SP abaixo:

Artigo 10 - São contribuintes do imposto:
...

III - na doação: o donatário;

...

Parágrafo único - No caso do inciso III, se o donatário não residir e nem for domiciliado no Estado, o contribuinte será o doador.

Se você se encaixar no paragrafo único, deve lançar

D - ITCMD(despesas tributarias)
C - Impostos a pagar(PC)

Obs.: No caso da doação, o doador é solidário em caso de impossibilidade de exigência do estado para com o contribuinte(Art. 11, Inciso III do RITCMD/SP)

espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Luana Ushizima

Luana Ushizima

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 junho 2014 | 10:18

Bom dia caros colegas!

Estou com uma dúvida, que pesquisando aqui no fórum não consegui compreender qual o procedimento correto.

Tenho uma empresa que é um comércio de instrumentos musicais.
Ela fez uma doação de alguns instrumentos para uma associação, cujo CFOP na nota é 5.910.

Minha dúvida é como ficaria o lançamento contábil dessa operação?

Agradeço a atenção de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade