
Laís Rebeca
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Estava com dúvidas sobre o lançamento de locação de bens móveis, pois, estou com um lançamento contábil para fazer do pagamento de uma "Nota de Locação de Bens Móveis".
Pesquisei dentro e fora do fórum, algumas dúvidas foram esclarecidas e outras permaneceram.
1. Contrato de Locação de bens móveis = Leasing/ Arrendamento mercantil?
2. Sendo a mesma coisa, o CPC 06 (http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=20) nos diz que para contabilização da locação deve ser considerada a questão dos riscos do bem estarem no 'final das contas' com o locador ou com o locatário, o que diferenciaria entre leasing operacional ou financeiro respectivamente. Se os riscos [ou mesmo o bem] oriundo da locação ficarem por parte do locador seria classificado como despesa, mas se fossem do locatário, como ativo.
3. Acredito que a resposta dada pelo colega no tópico www.contabeis.com.br talvez fizesse sentido para o leasing operacional, com relação ao bem, mas haveria ainda os lançamentos das despesas do aluguel do bem.
Acredito que a resposta dada por outro colega no tópico https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/22896/ativo-imobilizado/ faz sentido para um leasing financeiro, pois reconhece o bem como imobilizado. Mas fiquei confusa com uma coisa:
A contra partida da conta "Ativo Imobilizado de Propriedade de Terceiros" é uma conta chamada "Fornecedor a pagar" que nunca será pago/ baixado? Pois os pagamentos da locação seriam feitos em contrapartida a uma conta de despesa ao invés da baixa da conta criada como "Fornecedor a pagar".
Quem puder me ajudar sobre o assunto e responder os meus questionamentos, agradeço!