Sabrina Miramontes
Prata DIVISÃO 1 , Gerente ContabilidadeBoa tarde,
Li muito sobre isso no site, vi que o tema "ajuste de exercícios anteriores" já foi amplamente abordado, mas creio que não da forma que esclareça minha dúvida. Então peço a ajuda dos colegas.
Peguei a contabilidade de uma empresa em que antecipação de cartão foi lançada como empréstimo, no passivo. É importante ressaltar que é uma empresa do simples nacional e que todo dinheiro que entra no banco, relativo a cartão de crédito, é lançado como depósito, visto que a empresa se recusa a mandar relatórios, o que torna impossível a conciliação bancária.
Bem, preciso zerar essa conta do passivo, visto que na verdade esse valor não foi um adiantamento recebido e que será devolvido, e sim um dinheiro que foi recebido (nos modos de antecipação que já conhecemos) e nada mais.
Refleti e pensei que se as vendas foram recebidas pelo caixa, e se esse valor que entrou no banco foi creditado de uma conta do passivo, foi como se o valor tivesse sido recebido 2 vezes. Será que estou correta ao pensar assim?
Assim sendo, gostaria de saber se está correto, para correção:
D - recebimento com cartão (AC)
C - Caixa (AC)
e
D - Adiantamento de recebimento (PC)
C - Recebimento com cartão (AC)
zerando, assim, a conta do passivo e reduzindo o que imagino ter sido um recebimento dobrado
Ou seria mais correto
D - Adiantamento de Recebimento (PC)
C - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)
D - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)
C - Prejuízos Acumulados (PL)
O que iria zerar a conta do passivo e aumentar o prejuízo, levando-se em conta a questão do recebimento dobrado
Ou estou totalmente errada? E qual seria a solução?????
Muito obrigada a todos!!