x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 153.554

IPTU - Lançamento Contábil

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 16:58

Felipe
Boa tarde!

O IPTU enquadra-se no grupo de Despesas Tributárias, na conta de resultado, portanto não entra no Ativo. Você próprio cita, quais "despesas" são lançadas no Ativo, as despesas vão para a conta de resultado. Ativo é um conjunto de bens, valores, créditos e direitos na forma de patrimônio de uma empresa.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
André

André

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 17:02

Boa tarde!

Sim, todas as despesas que irão acontecer no futuro, deverá ser lançada no ativo e ir apropriando conforme o fato vai acontecendo.

Ex, IPVA, IPTU, juros s/ empréstimos e financiamentos, apólice de seguro entre outras

Ex de lançamento

IPTU no valor de 1.000,00
Reconhecimento
D: IPTU a apropriar (Ativo)
C: IPTU a pagar (passivo) 1000,00

Pagamento
D: IPTU a pagar (passivo)
C: caixa ou banco (ativo) 1000,00

Apropriação 1º mês
D: despesas com taxas (conta de resultado)
C: IPTU a apropriar (ativo) 83,33

Robson Gaideski

Robson Gaideski

Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 21:46

Felipe, boa noite!

Devemos analisar se as despesas são pagas e utilizadas no mesmo exercício, como o IPVA de veículos que é pago no início do ano e vale até o fim do mesmo exercício, isto poderá ser classificado somente como "despesas pagas antecipadamente". de modo que no grupo de "despesas do exercício seguinte" podem ser classificadas as despesas pagas ou assumidas em um exercício e cujos benefícios serão usufruídos também no decorrer do exercício seguinte (ano civil).

Desta forma, recomendo dividir proporcionalmente o saldo entre "despesas pagas antecipadamente" e "despesas do exercício seguinte", em obediência ao Princípio da Competência.

Despesas pagas antecipadamente são de diversas naturezas, e os exemplos mais comuns são: Assinaturas de jornais e revistas; Prêmios de Seguros; Aluguéis passivos no regime de "mês a vencer"; Vales-transporte e cestas básicas compradas em um mês a ser distribuídos no mês seguinte, entre outros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade