x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 15.665

Lançamentos Oficina Mecânica

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2006 | 09:34

OI Danielle

De acordo com o art. 4º da Lei no 10.964, de 28 de outubro de 2004, alterada pelo art. 15 da Lei nº 11.051, de 29 de dezembro de 2004, ficam excetuadas da restrição de que trata o inciso XIII do art. 9º da Lei nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996 as empresas que se dediquem a:

I) serviços de manutenção e reparação de automóveis, caminhões, ônibus e outros veículos pesados(CNAE 5020-2/01 e 5020-2/02);

II) serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores (CNAE 5020-2/05);

Vale dizer que a oficina mecânica pode optar pelo Simples e no âmbito federal pode simplesmente escriturar o Livro Caixa. No municipal o Livro Registro de Serviços, e no estadual o Livro Registro de Entradas e de Saídas de Mercadorias e de Apuração do ICMS se comercializar peças, acessórios etc....

No entanto a escrituração simplificada (livro Caixa) deixa de atender a legislação comercial e as normas do CRC, o que torna aconselhável a escrituração contábil regular; Livro Diário, Razão, Inventário e os demais citados acima.

Você deve contabilizar as entradas e saídas de mercadorias (se houver comercialização) as receitas, custos e despesas inerentes à atividade da empresa e a movimentação bancária se for o caso.

Sua atenção deve estar voltada para a atividade da empresa. Verifique se a prestação de serviços inclui (ou não) a reposição de peças e, se estas são fornecidas pela empresa ou adquiridas de outras empresa por conta e ordem do cliente.

No primeiro caso as peças deverão ser tratadas contabilmente como venda de mercadorias e no segundo como custos dos serviços (peças de reposição).

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2006 | 09:39

Inicialmente vc deve organizar um plano de contas. A partir de então vc poderá fazer os lançamentos contábeis baseados nas receitas de serviços/ou venda de peças e das despesas. Essencialmente oficinas mecânicas são um setor de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS e assim sendo vc deverá pedir ao responsável pela oficina a emissão das nfs. de serviços, custo de materiais empregados, despesas de aluguéis, luz, condomínio, matérias primas, salários., etc...

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2007 | 17:31

"Revivendo" este tópico...

Poderia a oficina apenas se enquadrar como prestadora de serviço e incluir os materiais no preço ?

Hoje no SN qual tabela se enquadraria ?

Abraços!

JLF
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2007 | 18:29

Boa tarde José,

Se esta empresa emitir apenas Notas Fiscais de Serviços mesmo que nestes esteja implícito o custo do material aplicado, estará sujeita unicamente as alíquotas das tabelas do Anexo III (serviços).

No entanto afora o custo dos serviços houver a discriminação do material aplicado quer com o uso de Nota Fiscal conjugada ou não, deverá segregar as receitas e oferecê-las à tributação sujeitando-as as alíquotas das tabelas I (comércio de material) e III (prestação dos serviços)

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade