x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 6.385

Contaboilização De Mercadorias Ajuda ...URGENTE

Visitante não registrado

há 17 anos Domingo | 10 fevereiro 2008 | 22:17

Olá senhores (as) . Antes de perguntar pesquisei , até encontrei alguma coisa , mas nada que me ajudasse a entender o seguinte:
Diante mão esclareço:
Sei sobre inventário permanente e periódico;
Sei UEPS, PEPS E Media Ponderada;
No livro ao qual estou pesquisando existe três métodos de contabilização, VEJAM :

CASO 1
1-Compras de mercadorias a vista 6500
compras a
caixa
2-Vendas de mercadorias ,a prazo 8000
clientes a
vendas
3-Devolução de vendas 1200
devolução de vendas a
clientes
4...
5...etc..etc..
"sabendo que os estoque final é x e o inicial é y)

OBS: Neste caso o livro contabiliza assim e e faz seus encerramentos nas contas CMV e na conta resultado SENDO QUE na conta MERCADORIAS apenas pode colocar EI o o Est Final, as outras operações devem ser feitas em compra ou venda (contas de mercadorias desdobradas. eu sei).

CASO 2
(estoque inicial cinco unidades de 100 cada)

1-compra de 20 un 100cada
Mercadorias a
fornecedores
2- devolução de compras 2un
devolução compras a
fornecedores
3-Venda 20 un por 4000
clientes a
vendas
4- Devolução duas un vendidas
clientes a
devolução de vendas
5...
6...etc..etc..
OBS:No final para ajuste e encerramento o livro por ex no lançamento 4 ele faz:
devoção vendas a
mercadorias
E se faz o CMV pelo PEPS

CASO 3

1-compra de mercadorias 30000
mercadorias a
fornecedores

2-venda de mercadorias

clientes a
vendas E
CMV a
mercadorias

OBS: Esse método é o qual eu conheço .

Pergunta: Por que um diferencia do outro???
Não pode-se usar um apenas para os tres casos??
Como vou saber qual devo usar para o correto???
DEPENDE DOS DADOS para utilizar um ou outro???

Por favor ajudam -me estou perdido ...Nisso
Abração...
No aguardo!!!

Visitante não registrado

há 17 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 16:08

vc tem razão é mercadorias a
fornecedores...
Mas VC sabe me dizer , por ex no caso 1 é um inventário periódico (contas mercadorias desdobradas) mas no caso 2 por exemplo eu poderia não utilizar as contas DEVOLUÇÃO DE VENDAS 1 un 400,00 e simplesmente usar:
clientes a 400
cancelamento de vendas E 400
mercadorias a 200
CMV, 200
Neste caso

porém no livro ha uma ficha de estoque (PEPS) então la é contabilizado o CMV , e o mesmo lança mento no livro fica:
devolução de vendas a 400
clientes E 400
mercadorias a 400
devolução de vendas 400
Neste caso o valor da devolução é por ex 400 o saldo d etodas as contas serão 400.

POR QUE a diferença EXISTE vários métodos...
Obrigado desde ja...

Sandro Cesar Leon Marques

Sandro Cesar Leon Marques

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 21:45

Oi Luiz A contabilidade no Brasil existem ou melhor é admitida 3 Formas (UEPS -LIFO , Lst in first out significa á última que entra é a primeira que sai), (PEPS ou FIFO expressão inglesa que significa first in first out que é primeiro que entra é o primeiro que sai), CMV é média das compras adquiridas no mês. cada forma que vc utilizar para aplicar o controle de estopque apresentará um resultado, seja ele benéfico a receita federal UEPS, seja ela ruim para receita federal PEPS, e vamos dizer o mais Justo CMV, cada forma te dará um resultado pois as forma de contabilização se diferenciam, vc uso algumas expressões academicas e não falou nem em impostos, que é importante retratar, não sei se pudi lhe ajudar.

Sandro CesarL.M

Visitante não registrado

há 17 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 22:36

Olá . bem desde ja agradeço Sandro e de certa forma me ajudou sim.
Quanto ao UEPS, PEPS E média ponderada eu até entendo perfeitamente , não citei impostos para complicar menos a pergunta.
O que não entendo é o seguinte :

No inventário Permanente:

Ex Venda de mercadorias por 800. ficha estoque:10 40 400:
Eu posso utilizar;
Caixa a 800
receita de venda 800
e
CMV a 400
Mercadorias 400
JA NA DEVOLUÇÃO DE VENDAS FICARIA:
Cancelamento de vendas A 800
caixa 800
E
Mercadorias a 400
CMV 400
--------------------------------------------------------------------
PORÉM EXISTE UM OUTRO MÉTODO QUE É USANDO ALGUM TIPO DE CONTROLE DE ESTOQUE ( UEPS-PEPS, MEDIA P), ESSAS CONTAS SÃO (NA MESMA SITUAÇÃO QUE É DE VENDA:

Vendas a 800
clientes 800

JA NA DEVOLUÇÃO DE VENDAS FICARIA:
devolução de vendas a 800
clientes 800
E
vendas a 800
devolução de vendas 800

Bem se vocês analisarem no segundo exemplo do Primeiro caso , eu tive que achar o preco de custo das mercadorias , ja na SEGUNDO caso não é necessário pois lançarei o valor total da CMV que ja me foi fornecida pela ficha de estoque (PEPS-UEPS-MédiaP); então credito esse valor na conta MERCADORIAS .

PERGUNTO:
NO INVENTÁRIO PERMANENTE;

EXISTE ESSAS DUAS FORMAS DE CONTABILIZAÇÃO POIS NO PRIMEIRO CASO NÃO HA UMA FICHA DE ESTOQUE E O SEGUNDO CASO EXISTE FICHA DE ESTOQUE (PEPS-UEPS-MEDIA P)????

é isso???

Desde ja muito obrigado!!! Mesmo à todos .

Visitante não registrado

há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 20:37

Olá Claudio desde ja muito obrigado pela sua atenção.
Não , não é questão de prova , minhas aulas começam dia 03/03/2008. É que estou lendo um livro e tive que parar pois minha interpretação sobre o assunto esta esgotando-se. Mas agora de tanto estudar até estou entendendo mais.
O livro é Contabilidade introdutória (equipe de professores da FEA/USP) apenas para você saber qual é o livro. mas este capitulo me deixou muito confuso sobre as duvidas questionadas acima se puderes me ajudar agradeço. Caso contrário agradeço também pela atenção.
Abração

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade